Pictogramas na Comunicação de Espaços Públicos: reflexões sobre o processo do design

Autores/as

  • Guilherme Ranoya
  • Milton Raposo
  • Silvio Koiti Sato
  • Sandra Souza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2012.55396

Palabras clave:

Design, pictogramas, higiene e saúde pública, banheiros, sinalização.

Resumen

Este artigo tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre o uso dos pictogramas na comunicação visual em espaços públicos. Baseado nas premissas do uso social do design gráfico, na criação centrada em necessidades do usuário e na interferência positiva das emoções na recepção e interpretação de mensagens normativas, utilizamos um exercício prático de tradução gráfica de mensagem verbal – desenvolvimento de pictogramas para uso adequado de instalações e equipamentos sanitários – para rever o processo metodológico de criação em design de comunicação e destacar o papel da pragmática nas escolhas de desenho e das mensagens sociais relevantes para uma comunidade. Destacamos, igualmente, o papel das emoções no processo comunicativo do design, tanto na produção dos estímulos visuais ambientais quanto em sua potencialidade para provocar, nos usuários, respostas a esses estímulos.

 

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Guilherme Ranoya
    Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais, Mestre em Ciências da Comunicação e Especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie. E-mail: ranoya@usp.br.
  • Milton Raposo
    Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Estudou Design, Tipografia, Ilustração, Fotografia e Publicidade no St. Martins College of Art and Design. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFPE. E-mail: miltonraposo@gmail.com
  • Silvio Koiti Sato
    Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Publicitário formado pela ESPM-SP e especialista em Administração de Empresas pela EAESP/FGV-SP. E-mail: silviosato@usp.br
  • Sandra Souza
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, onde é e Livre-docente na Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e líder do grupo de pesquisa GEIC – Grupo de Estudos da Imagem em Comunicação. E-mail: smrdsouz@usp.br.

Publicado

2012-12-30

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

Ranoya, G., Raposo, M., Sato, S. K., & Souza, S. (2012). Pictogramas na Comunicação de Espaços Públicos: reflexões sobre o processo do design. Novos Olhares, 1(2), 7-21. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2012.55396