América Latina y los Años Recientes: el Estudio de la Recepción en la Comunicación Social

Autores/as

  • João Cubas Martins Universidade Federal do Paraná
  • Maíra Rossin Gioia de Brito Universidade Federal do Paraná
  • José Carlos Fernandes Universidade Federal do Paraná
  • Valquíria Michela John Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.230162

Palabras clave:

recepción, estudios culturales latinoamericanos, comunicación social

Resumen

Las reflexiones de este estudio parten de una premisa bastante provocativa: la recepción no es solo una etapa del proceso de comunicación, sino un lugar nuevo, donde debemos repensar los estudios y la investigación en comunicación. No es una etapa como lo sugería la escuela norteamericana, que de algún modo nos impuso una especie de historia artificial, estudiada durante años por la sociología, esencialmente la economía del emisor, y, posteriormente, por el análisis semiótico de la ideología del mensaje. Tratando de romper con la concepción “etapista”, quisiera proponer que la recepción se constituye en una especie de metáfora del reencuentro de los estudios de la comunicación con la sociedad latinoamericana actual, y no con la de los años 1970, cuando los estudios de comunicación comenzaron a cobrar importancia en las escuelas y en la sociedad.

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Biografía del autor/a

  • João Cubas Martins, Universidade Federal do Paraná

    Relações Públicas formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR).

  • Maíra Rossin Gioia de Brito, Universidade Federal do Paraná

    Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com especialização em Comunicação Organizacional e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é doutoranda em Comunicação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do Núcleo de Jornalismo da Agência Escola UFPR.

  • José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná

    Professor do curso de Comunicação Social – Jornalismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui doutorado e mestrado em Estudos Literários pela UFPR, especialização em História da Arte no Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). É graduado em Filosofia pelo Cearp (1985), em Jornalismo pela UFPR e em Gravura pela Escola de Belas Artes do Paraná (1993).

  • Valquíria Michela John, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) e da graduação do Departamento do Comunicação da Universidade Federal do Paraná (Decom/UFPR). Vice-líder do grupo Nefics. Coordena o grupo Obitel UFPR, integrante da Rede Obitel Brasil. Atua na Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da UFPR e no Programa Interinstitucional Ciência Cidadã na Escola. Bolsista PQ2 CNPq. É vice-presidente da Compós.

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Publicado

2024-12-20

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

Martins, J. C., Brito, M. R. G. de, Fernandes, J. C., & John, V. M. (2024). América Latina y los Años Recientes: el Estudio de la Recepción en la Comunicación Social. Novos Olhares, 13(2), 110-123. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.230162