Rumo ao FM: Impasse e Expectativa em Rádios AM Curitibanas

Autores

  • João Cubas Martins Universidade Federal do Paraná
  • Maíra Rossin Gioia de Brito Universidade Federal do Paraná
  • José Carlos Fernandes Universidade Federal do Paraná
  • Valquíria Michela John Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.230162

Palavras-chave:

recepção, estudos culturais latino-americanos, comunicação social

Resumo

As reflexões deste artigo partem de uma premissa bem provocativa: a recepção não é apenas uma etapa do processo de comunicação. É um lugar novo, de onde devemos repensar os estudos e a pesquisa de comunicação. Ela não é uma etapa como sugerido pela escola norte-americana, que de algum modo nos impingiu uma espécie de história artificial, durante anos estudada pela sociologia, essencialmente a economia do emissor, e, posteriormente, pela análise semiótica da ideologia da mensagem. Procurando romper com a concepção “etapista”, quero propor que a recepção se constitui numa espécie de metáfora de reencontro dos estudos da comunicação com a sociedade latino-americana de hoje – e não dos anos 1970, quando os estudos de comunicação começaram a ter importância nas escolas e na sociedade.

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Biografia do Autor

  • João Cubas Martins, Universidade Federal do Paraná

    Relações Públicas formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR).

  • Maíra Rossin Gioia de Brito, Universidade Federal do Paraná

    Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com especialização em Comunicação Organizacional e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é doutoranda em Comunicação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do Núcleo de Jornalismo da Agência Escola UFPR.

  • José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná

    Professor do curso de Comunicação Social – Jornalismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui doutorado e mestrado em Estudos Literários pela UFPR, especialização em História da Arte no Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). É graduado em Filosofia pelo Cearp (1985), em Jornalismo pela UFPR e em Gravura pela Escola de Belas Artes do Paraná (1993).

  • Valquíria Michela John, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) e da graduação do Departamento do Comunicação da Universidade Federal do Paraná (Decom/UFPR). Vice-líder do grupo Nefics. Coordena o grupo Obitel UFPR, integrante da Rede Obitel Brasil. Atua na Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da UFPR e no Programa Interinstitucional Ciência Cidadã na Escola. Bolsista PQ2 CNPq. É vice-presidente da Compós.

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Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Martins, J. C., Brito, M. R. G. de, Fernandes, J. C., & John, V. M. (2024). Rumo ao FM: Impasse e Expectativa em Rádios AM Curitibanas. Novos Olhares, 13(2), 110-123. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.230162