A recepção da crítica aos filmes premiados na Mostra de Cinema Tiradentes entre os anos de 2020 e 2022
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.229943Palavras-chave:
Mostra de Cinema Tiradentes, recepção crítica, cinema brasileiroResumo
A proposta deste artigo se fundamenta na análise da recepção crítica de três filmes premiados na Mostra de Cinema Tiradentes, no período atravessado pela pandemia de covid-19, ou seja, de 2020 a 2022. Baseado nos estudos históricos contextuais de Janet Staiger, que considera a crítica cinematográfica como instância histórica de recepção do filme, examinamos como ocorreu o processo de recepção da crítica dos longas Canto dos ossos (Jorge Polo e Petrus de Bairros, 2020), Açucena (Isaac Donato, 2021) e Sessão bruta (Coletivo As Talavistas, 2022). Concluímos que os recorrentes traços receptivos indicados nas críticas se articulavam com os debates acerca da valorização de inovações estéticas do jovem cinema brasileiro contemporâneo
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