A recepção da crítica aos filmes premiados na Mostra de Cinema Tiradentes entre os anos de 2020 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.229943

Palavras-chave:

Mostra de Cinema Tiradentes, recepção crítica, cinema brasileiro

Resumo

A proposta deste artigo se fundamenta na análise da recepção crítica de três filmes premiados na Mostra de Cinema Tiradentes, no período atravessado pela pandemia de covid-19, ou seja, de 2020 a 2022. Baseado nos estudos históricos contextuais de Janet Staiger, que considera a crítica cinematográfica como instância histórica de recepção do filme, examinamos como ocorreu o processo de recepção da crítica dos longas Canto dos ossos (Jorge Polo e Petrus de Bairros, 2020), Açucena (Isaac Donato, 2021) e Sessão bruta (Coletivo As Talavistas, 2022). Concluímos que os recorrentes traços receptivos indicados nas críticas se articulavam com os debates acerca da valorização de inovações estéticas do jovem cinema brasileiro contemporâneo

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Biografia do Autor

  • Regina Lucia Gomes Souza e Silva, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (especialidade em Cinema) e professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Comunicação e Cinema com ênfase em Estudos de Recepção, Análise e Crítica de Cinema e Audiovisual. Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica da UFBA.

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Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Silva, R. L. G. S. e . (2024). A recepção da crítica aos filmes premiados na Mostra de Cinema Tiradentes entre os anos de 2020 e 2022. Novos Olhares, 13(2), 23-32. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.229943