América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.231490Palavras-chave:
recepção, estudos culturais latino-americanos, comunicação socialResumo
As reflexões deste artigo partem de uma premissa bem provocativa: a recepção não é apenas uma etapa do processo de comunicação. É um lugar novo, de onde devemos repensar os estudos e a pesquisa de comunicação. Ela não é uma etapa como sugerido pela escola norte-americana, que de algum modo nos impingiu uma espécie de história artificial, durante anos estudada pela sociologia, essencialmente a economia do emissor, e, posteriormente, pela análise semiótica da ideologia da mensagem. Procurando romper com a concepção “etapista”, quero propor que a recepção se constitui numa espécie de metáfora de reencontro dos estudos da comunicação com a sociedade latino-americana de hoje – e não dos anos 1970, quando os estudos de comunicação começaram a ter importância nas escolas e na sociedade.
Downloads
Referências
Da Matta, R. (1985). A casa e a rua. Brasiliense.
Fabri, P. (1973). Le comunicazioni di massa in ltalia: sguardo semiotico e malochio della sociologia. Versus, quaderni di studi semiotici, (5). https://www.paolofabbri.it/saggi/comunicazioni_massa/
Fox, E. (1990). Dias de baile: El fracaso de la reforma de la televisión en América Latina. FELAFACS-WACC.
Fuenzalida, V., & Hermosilla, M. E. (1989). Visiones y ambiciones del televidente. CENECA.
García Canclini, N. (1991a). Culturas híbridas. Grijalbo.
García Canclini, N. (1991b). Los estudios sobre comunicación y consumo: Trabajo interdisciplinario en tiempos neoconservadores. FELAFACS.
Lechner, N. (1998). Los patios interiores de la democracia. Fondo de Cultura Economica.
Maffesoli, M. (1990). El tiempo de las tribus. lcaria.
Marramao, G. (1989). Palabra-clave metapolítica: más allá de los esquemas binarios acción/sistema y comunicación/estrategia. In X. P.
Quintero & F. Jarauta (Eds.), Razón, ética y política: El conflicto de las sociedades modernas (pp. 59-85). Anthropos.
Mier, J., & Piccini, M. (1987). El desierto de los espejos: Juventud y televisión en México. Plaza y Valdes.
Moragas Spá, M. (1985). Transformación tecnológica y tipología de los medios. In Sociología de la comunicación de masas (Vol. IV). Gustavo Gili.
Richieri, G. (1989). Crisis de la sociedad y crisis de la televisión. Contratexto, 4(004). https://doi.org/10.26439/contratexto1989.n004.1920
Sarlo, B. (1985). El imperio de los sentimientos. Catálogos.
Sennet, R. (1978). El declive del hombre público. Península.
Sousa, M. W. (Org.). (1995). Sujeito, o lado oculto do receptor. Brasiliense.
Wolf, M., Casetti, F., & Lumbelli, L. (1980). Indagine su alcune regole di genere televisivo. Fondazione Angelo Rizzoli.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jesús Martín-Barbero

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.