Espaços Midiáticos e Contraestigmatização: Raça Brasil e a valorização do negro brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57040Palavras-chave:
Raça Brasil, Mídia negra, Contraestigmatização, Segmentação.Resumo
Este artigo traz parte da trajetória da imprensa no Brasil, em específico da mídia negra. Aborda também o mercado revisteiro e sua segmentação e informações sobre Raça Brasil, revista mensal e comercial, que se transformou no maior sucesso midiático desse segmento e que, desde seu início, teve como um de seus principais objetivos reverter o quadro de invisibilidade social desse grupo étnico. O artigo também debate os efeitos que um espaço midiático pode gerar na contraestigmatização dos sofrimentos impetrados às minorias sociais.
Downloads
Referências
ALMADA, Sandra. 10 anos de muita Raça Brasil. Raça Brasil, São Paulo, n. 102, p. 22-29, setembro 2006.
A REVISTA no Brasil. São Paulo: Editora Abril, 2000.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
______. Vida Para Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.
COHEN, Ilka Stern. Diversificação e segmentação dos impressos. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo, Editora Contexto, 2008.
CORRÊA, Thomaz Souto. A era das revistas de consumo. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo, Editora Contexto, 2008.
FURTADO, Maria Célia. Joana é um gênio. Em Revista, São Paulo, n. 6, p. 8-15, maio 2004.
GARCÍA-CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
GROSS, Daniele. Raça em Revista: identidade e discurso na mídia negra. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) — Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
LUCA, Tania Regina de. Diversificação e segmentação dos impressos. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2 ed., 2006.
MARTINS, Ana Luiza & LUCA, Tania Regina de. Introdução: pelos caminhos da imprensa no Brasil. In: __________ (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo, Editora Contexto, 2008.
MARTINS, Ana Luiza. Imprensa em tempos de Império. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo, Editora Contexto, 2008.
MIRA, Maria Celeste. O leitor e a banca de revistas. São Paulo: Olho D’Água / FAPESP, 2001.
MOREL, Marco. Os primeiros passos da palavra imprensa. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo, Editora Contexto, 2008.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no séc. XX: neurose. 9 ed. / 2a reimpressão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
NICOLAU JR., Jader. Aroldo Macedo: energia e audácia para realizar grandes sonhos. Portal Afro, 2001.
NICOLINI, Veridiana Kunzler. Revista Raça Brasil: negros em movimento. Dissertação de Mestrado. São Paulo: PUC/SP, 2007.
OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. Memória: o pioneiro da mídia negra americana. 16/ago/2005. Disponível em <http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=342MEM001>. Consultada em 13 set. 2007.
OLIVEIRA, Lindomar Alves de. Raça, Comunicação e Cultura: a temática racial na revista Raça Brasil. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP – São Paulo, 2007.
PANORAMA do mercado brasileiro de revistas. Revistas em Números. São Paulo, p. 12-30, 2004/2005. Edição Especial.
ROMANCINI, Richard & LAGO, Claudia. História do Jornalismo no Brasil. Florianópolis: Insular, 2007.
SANTOS, João Batista Nascimento dos. O Negro Representado na Revista Raça: a estratégia de identidade da mídia étnica. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. 3 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
SÍNTESE de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira (2009). Rio de Janeiro: IBGE, 2009. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>.
VANNUCHI, Camilo; MELO, Liana; DUARTE, Sara. Cheios de Raça: com maior visibilidade na mídia, os negros comemoram resultados importantes na luta contra o preconceito. IstoÉ, n. 1789, São Paulo, 21 janeiro 2004. Disponível em <http://www.terra.com.br/istoe/1789/comportamento/1789_cheios_de_raca.htm>. Consultado em 29 de mar de 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.