Ideação Suicida em Estudantes Universitários: Avaliação com Rorschach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3330

Palavras-chave:

teste de Rorschach, suicídio, distorção perceptiva, stress, saúde mental

Resumo

Estudantes universitários são particularmente suscetíveis a ideação e comportamento suicidas decorrentes de problemas inerentes a este momento vital. O método de Rorschach pode contribuir na compreensão do sofrimento destes estudantes. O objetivo foi avaliar os domínios percepção, pensamento, estresse e angústia no Rorschach de estudantes universitários atendidos em serviço de saúde mental de universidade pública, comparando estudantes com ideação suicida com aqueles sem ideação. Foram avaliados 36 estudantes com 18 anos ou mais. Os instrumentos foram: Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), Escala de Avaliação do Risco de Suicídio de Columbia (C-SSRS) e Self Report Questionnaire (SRQ-20). Foram realizadas duas análises com teste de Wilcoxon Mann-Whitney, segundo a presença de ideação nos últimos 30 dias (SRQ-20) e nos últimos 6 meses (C-SSRS). Foram observadas diferenças estatísticas significativas nas duas análises, indicativas de maior distorção perceptiva nos alunos sem ideação suicida e de angústia e estresse nos estudantes com ideação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Akram, U., Ypsilanti, A., Gardani, M., Irvine, K., Allen, S., Akram, A., Drabble, J., Bickle, E., Kaye, L., Lipinski, D., Matuszyk, E., Sarlak, H., Steedman, E., & Lazuras, L. (2020). Prevalence and psychiatric correlates of suicidal ideation in UK university students. Journal of Affective Disorders, 272, 191-197. https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.03.185

Blasczyk-Schiep, S., Kazén, M., Kuhl, J., & Grygielski, M. (2011). Appraisal of suicidal risk among adolescents and young adults through the Rorschach test. Journal of Personality Assessment, 93(5), 518-526. https://doi.org/10.1080/00223891.2011.594130

Cassorla, R. M. S. (2017). Suicídio: Fatores inconscientes e aspectos socioculturais: Uma introdução [Suicide: Unconscious factors and sociocultural aspects: An introduction]. Blucher.

Costa, A. C. B., Mariusso, L. M., Canassa, T. C., Previdelli, I. T. S., & Porcu, M. (2019). Risk factors for suicidal behavior in a university population in Brazil: A retrospective study. Psychiatry Research, 278, 129-134. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2019.05.039

Holdaway, A. S., Luebbe, A. M., & Becker, S. P. (2018). Rumination in relation to suicide risk, ideation, and attempts: Exacerbation by poor sleep quality? Journal of Affective Disorders, 236, 6-13. https://doi.org/10.1016/j.jad.2018.04.087

Liu, C. H., Stevens, C., Wong, S. H. M., Yasui, M., & Chen, J. A. (2019). The prevalence and predictors of mental health diagnoses and suicide among U.S. college students: Implications for addressing disparities in service use. Depression and Anxiety, 36(1), 8-17. https://doi.org/10.1002/da.22830

Mari, J. J., & Williams, P. (1986). A validity study of a psychiatric Screening Questionnaire (SRQ-20) in primary care in the city of Sao Paulo. British Journal of Psychiatry, 148, 23-26. https://doi.org/10.1192/bjp.148.1.23

Meyer, G. J., Viglione, D. J., Mihura, J. L., Erard, R. E., & Erdberg, P. (2011). Rorschach Performance Assessment System: Administration, Coding, Interpretation, and Technical Manual. Rorschach Performance Assessment System, LLC.

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. (2017). Perfil epidemiológico das tentativas e óbitos por suicídio no Brasil e a rede de atenção à saúde [Epidemiological profile of suicide attempts and deaths in Brazil and the health care network]. Boletim Epidemiológico, 48(30), 1-14. https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/03/2017025PerfilepidemiologicodastentativaseobitosporsuicidionoBrasilearededeatenaoasade.pdf

Pianowski, G., Meyer, G. J., Villemor-Amaral, A. E., Zuanazzi, A. C., & Nascimento, R. S. G. F. (2021). Does the Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) differ from the Comprehensive System (CS) on variables relevant to interpretation? Journal of Personality Assessment, 103(1), 132-147. https://doi.org/10.1080/00223891.2019.1677678

Posner, K., Brent, D., Lucas, C., Gould, M., Stanley, B., Brown, G., Fisher, P., Zelazny, J., Burke, A., Oquendo, M., & Mann, J. (2008). Escala de avaliação do risco de suicídio de Columbia (C-SSRS): Base de partida/Versão de triagem de 14/01/2009 [Columbia-Suicide Severity Rating Scale: Baseline/ Screening 01/14/2009] (ICON Language Services, Trans.). The Research Foundation for Mental Hygiene. https://bit.ly/3sc4lXI

Ramírez, E. G. L., Delgado, Y. K., Volpato, R. J., Claudio, J. C. M., Pinho, P. H., & Vargas, D. (2020). Suicidal ideation in gender and sexual minority students in the largest Brazilian University. Archives of Psychiatric Nursing, 34(6), 467-471. https://doi.org/10.1016/j.apnu.2020.08.004

Schneider, A. M. A., Bandeira, D. R., & Meyer, G. J. (2022). Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) interrater reliability in a Brazilian adolescent sample and comparisons with three other studies. Assessment, 29(5), 859-871. https://doi.org/10.1177/1073191120973075

Sojer, P., Kainbacher, S., Hüfner, K., Freudenthaler, H., Kemmler, G., & Deisenhammer, E. A. (2021). The association of intrapersonal trait emotional intelligence and resilience with suicidal ideation in university students. Psychiatria Danubina, 33(3), 298-305. https://doi.org/10.24869/psyd.2021.298

Sousa, G. S., Ramos, B. M. D., Tonaco, L. A. B., Reinaldo, A. M. D. S., Pereira, M. O., & Botti, N. C. L. (2021). Factors associated with suicide ideation of healthcare university students. Revista Brasileira de Enfermagem, 75(Suppl. 3), e20200982. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0982

Wang, Y. H., Shi, Z. T., & Luo, Q. Y. (2017). Association of depressive symptoms and suicidal ideation among university students in China: A systematic review and meta-analysis. Medicine (Baltimore), 96(13), e6476. https://doi.org/10.1097/MD.0000000000006476

World Health Organization. (2020). WHO methods and data sources for country-level causes of death 2000-2019. World Health Organization. https://www.who.int/docs/default-source/gho-documents/global-health-estimates/ghe2019_cod_methods.pdf

World Health Organization. (2021a). Suicide worldwide in 2019: Global Health Estimates. World Health Organization. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/341728/9789240026643-eng.pdf?sequence=1

World Health Organization. (2021b). Live life: An implementation guide for suicide prevention in countries. World Health Organization. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/341726/9789240026629-eng.pdf?sequence=1

Wu, S. Y., & Zhao, H. J. (2009). The relationship between life stress, depression and suicide ideation among undergraduates. Modern Preventive Medicine, 36(15), 2918-2919.

Zare, F., Bakhshani, N., & Fardin, M. (2022). Rorschach suicide indicators and constellation: A narrative review. International Journal of High Risk Behaviors and Addiction, 11(3), e124044. https://doi.org/10.5812/ijhrba-124044

Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Reis, T. C. M. dos, Antúnez, A. E. A., & Yazigi, L. (2024). Ideação Suicida em Estudantes Universitários: Avaliação com Rorschach. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3330. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3330