A Linguística Contrastiva Português/Alemão e seus Mecanismos de Comunicação Científica

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372648127

Schlagwörter:

Kontrastive Linguistik, Wissenschaftskommunikation, Wissenschaftliche Fachzeitschriften, Deutsch, Portugiesisch

Abstract

Zugang zu Informationsmöglichkeiten zu verschaffen ist für jedes Wissensgebiet unerlässlich. Wenn es sich um ein spezifisches Gebiet der Linguistik handelt, wie z. B. die Kontrastive Linguistik für das Sprachenpaar Portugiesisch/Deutsch, ist dies für die Anerkennung und Konsolidierung des Fachs unbedingt nötig. In diesem Sinne wird in dieser Untersuchung vorgeschlagen, die in diesem Bereich entstandene Literatur zu durchsuchen und die bisherige Untersuchung (SIPRIANO, SOUZA e PEREIRA 2021) auf linguistische und außerlinguistische Disziplinen auszuweiten (TEKIN 2012). Das eigentliche Ziel ist es, die bibliografischen Daten an einem Ort zu sammeln, der für die gesamte wissenschaftliche Gemeinschaft zugänglich ist. Anhand der gefundenen Prod uktionen wird eine quantitative Analyse hinsichtlich der Anzahl der Produktionen verfolgt, der Konzentration der Werke pro Bereich und pro wissenschaftlicher Zeitschrift. Die erfassten Daten ermöglichten auch eine Diskussion über das Rangsystem wissenschaf tlicher Zeitschriften und ihre Auswirkungen auf die wissenschaftliche Gemeinschaft und die Gesellschaft.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

ALBRECHT,Rogéria Fernandes; OHIRA,MariaLourdesBlatt. Base de dados: metodologia para seleção e coleta de documentos. Revista ACB, v. 5, n. 5, 131-144, 2000.

ARAÚJO, Fabiana Reis de; UPHOFF, Dörthe. Historiografia de estudos brasileiros sobre o ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira. In:UPHOFF, Dörthe; LEIPNITZ, Luciane; ARANTES, Poliana Coeli Costa; PEREIRA, Rogéria Costa (Orgs.). Alemão em contexto universitário: ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Humanitas, 2019, 79-102.

BATISTA, Ronaldo de Oliveira. Historiografia da linguística. São Paulo: Contexto, 2019.

BLÜHDORN, Hardarik. Forschungsstand und Perspektiven der kontrastiven Linguistik Portugiesisch-Deutsch. In: FISCHER, Eliana; GLENK, Eva; MEIRELES, Selma (Orgs.). Blickwechsel: Akten des XI. Lateinamerikanischen Germanistenkongresses. São Paulo: Edusp/Monferrer Produções, 2005, 155-160.BUSH, Vannevar. As we may think. Atlantic Monthly, v. 176, n. 1, 101-108, 1945. Disponível em: https://www.theatlantic.com/magazine/archive/1945/07/as-we-may-think/303881/.(18/07/2021).

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES).Plataforma Sucupira. Versão Beta. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/(13/01/2021).

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Considerações sobre Qualis periódicos:Ciências Sociais Aplicadas. 2016a. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/qualis_comunicacaoeinformacao.pdf(22/07/2021).

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Critérios de Classificação por estratos-Qualis/Capes. 2016b. Disponível em:http://pensaraeducacaoemrevista.com.br/wp-content/uploads/2016/11/sintese-dos-critc3a9rios-por-area-da-capes.pdf(22/07/2021).

DAYAN,Sonia; DAYAN, Maurice. Pour une analyse critique de la science et de ses fonctions. In: JAUBERT, Alain; LÉVY-LEBLOND, Jean-Marc (org.). (Auto)Critique de la science. Paris: Seuil, 1985.

FREITAS, Maria Helena. Considerações acerca dos primeiros periódicos científicos brasileiros. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, 54-66, 2006.

GARVEY, William D.; GRIFFITH, Belver. C. Communication and information process within scientific disciplines, empirical findings for psychology. Information Storage and Retrieval, v. 8, n. 3, 123-136, 1972.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUINCHAT, Claire; MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação.Tradução de Miriam Vieira da Cunha. Brasília: IBICT, 1994.

LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Tradução de Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

MATTE,Ana Cristina Fricke; ARAÚJO,Adelma. A importância da escrita acadêmica na formação do jovem pesquisador. In: MOURA,Maria Aparecida (Org.). Educação científica e cidadania: abordagem teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012, 97-110.

MENZEL, Herbert. The Flow of Information among Scientists: Problems, Opportunities and Research Questions. New York: Columbia University: Bureau of Applied Social Research, 1958.

MIRANDA, Dely Bezerra de; PEREIRA, Maria de Nazaré Freiras. O periódico científico como veículo de comunicação: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, v. 25, n. 3, 375-382, 1996.

OLIVEIRA, Mariana Paranhos de; SOUSA, Rodrigo Silva Caxias de. Motivações e critérios para publicação de artigos científicos. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 1, 54-73, 2020.

PASSOS, Paula Caroline Schifino Jardim; PASSOS, Jaire Ederson; CAREGNATO, Sônia Elisa; SILVA, Tânia Luisa Koltermann. Critérios de qualidade em periódicos científicos. Informação & Sociedade, v. 28, n. 2, 209-226, 2018.

PRETEL, Hermes. Gerenciadores Bibliográficos e Banco de dados. Notas prévias de aula. Disponível em: https://moodle.unesp.br/ava/pluginfile.php/110335/mod_resource/content/1/Gerenciadores%20Bibliogr%C3%A1ficos%20e%20Banco%20de%20Dados.pdf. (11/07/2021).

PRODANOV,Cleber Cristiano;FREITAS,Ernani Cesar de.Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REIMANN,Daniel.„Kontrastive Linguistik revisited oder: Was kann Sprachvergleich für Linguistik und Fremdsprachenvermittlung heute leisten?”. In: REIMANN, Daniel. (Org.). Kontrastive Linguistik und Fremdsprachendidaktik Iberoromanisch –Deutsch. Studien zu Morphosyntax, nonverbaler Kommunikation, Mediensprache, Lexikographie und Mehrsprachigkeitsdidaktik (Spanisch, Portugiesisch, Deutsch). Tübingen: Narr, 2014, 9-35.

SCHMITZ, John Robert. Análise Contrastiva. In: BOHN, Hilário Inácio; VANDRESEN, Paulino. Tópicos deLinguística Aplicada: o ensino de língua estrangeira. Florianópolis: UFSC, 1988, 95-116.

SCIELO ANALYTICS. Pandaemonium Germanicum(1982-8837). Disponível em:https://analytics.scielo.org/?collection=scl&py_range=2009-2021&journal=1982-

DAYAN,Sonia; DAYAN, Maurice. Pour une analyse critique de la science et de ses fonctions. In: JAUBERT, Alain; LÉVY-LEBLOND, Jean-Marc (org.). (Auto)Critique de la science. Paris: Seuil, 1985.

FREITAS, Maria Helena. Considerações acerca dos primeiros periódicos científicos brasileiros. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, 54-66, 2006.

GARVEY, William D.; GRIFFITH, Belver. C. Communication and information process within scientific disciplines, empirical findings for psychology. Information Storage and Retrieval, v. 8, n. 3, 123-136, 1972.GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUINCHAT, Claire; MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação.Tradução de Miriam Vieira da Cunha. Brasília: IBICT, 1994.

LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Tradução de Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

MATTE,Ana Cristina Fricke; ARAÚJO,Adelma. A importância da escrita acadêmica na formação do jovem pesquisador. In: MOURA,Maria Aparecida (Org.). Educação científica e cidadania: abordagem teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012, 97-110.

MENZEL, Herbert. The Flow of Information among Scientists: Problems, Opportunities and Research Questions. New York: Columbia University: Bureau of Applied Social Research, 1958.

MIRANDA, Dely Bezerra de; PEREIRA, Maria de Nazaré Freiras. O periódico científico como veículo de comunicação: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, v. 25, n. 3, 375-382, 1996.

OLIVEIRA, Mariana Paranhos de; SOUSA, Rodrigo Silva Caxias de. Motivações e critérios para publicação de artigos científicos. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 1, 54-73, 2020.

PASSOS, Paula Caroline Schifino Jardim; PASSOS, Jaire Ederson; CAREGNATO, Sônia Elisa; SILVA, Tânia Luisa Koltermann. Critérios de qualidade em periódicos científicos. Informação & Sociedade, v. 28, n. 2, 209-226, 2018.

PRETEL, Hermes. Gerenciadores Bibliográficos e Banco de dados. Notas prévias de aula. Disponível em: https://moodle.unesp.br/ava/pluginfile.php/110335/mod_resource/content/1/Gerenciadores%20Bibliogr%C3%A1ficos%20e%20Banco%20de%20Dados.pdf. (11/07/2021).

PRODANOV,Cleber Cristiano;FREITAS,Ernani Cesar de.Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REIMANN,Daniel.„Kontrastive Linguistik revisited oder: Was kann Sprachvergleich für Linguistik und Fremdsprachenvermittlung heute leisten?”. In: REIMANN, Daniel. (Org.). Kontrastive Linguistik und Fremdsprachendidaktik Iberoromanisch –Deutsch. Studien zu Morphosyntax, nonverbaler Kommunikation, Mediensprache, Lexikographie und Mehrsprachigkeitsdidaktik (Spanisch, Portugiesisch, Deutsch). Tübingen: Narr, 2014, 9-35.

SCHMITZ, John Robert. Análise Contrastiva. In: BOHN, Hilário Inácio; VANDRESEN, Paulino. Tópicos deLinguística Aplicada: o ensino de língua estrangeira. Florianópolis: UFSC, 1988, 95-116.

SCIELO ANALYTICS. Pandaemonium Germanicum(1982-8837). Disponível em:https://analytics.scielo.org/?collection=scl&py_range=2009-2021&journal=1982-8837&range_end=2021-08-22&range_start=2018-08-23&sa_scope=Linguistics, Letters and Arts(17/06/2021)

SIPRIANO, Flaviana da Silva; SOUZA, Rebeca Santos de; PEREIRA, Rogéria Costa. Mapeamento de Estudos da Linguística Contrastiva Português/Alemão: Dados Bibliográficos no Brasil. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 44, 452-474, 2021.

SOUZA, Eliana Pereira Salles de. Publicação de revistas científicas na Internet.Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery.v. 21, n. 1, 24-28, 2006.

STUMPF, Ida Regina Chitto. Avaliação das revistas de comunicação pela comunidade acadêmica da área.Em Questão:Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, v. 9, n. 1, 25-38, 2003.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação e Sociedade:Estudos, v. 10, n. 2, 1-27, 2000.

TEKIN, Özlem. Grundlagen der Kontrastiven Linguistik in Theorie und Praxis. Tübingen: Stauffenburg, 2012.VANDRESEN, Paulino. Linguística Contrastiva e ensino de línguas estrangeiras. In: BOHN,Hilário Inácio; VANDRESEN, Paulino. Tópicos de Linguística Aplicada: o ensino de língua estrangeira. Florianópolis: UFSC, 1988, 75-94.

VALERIO, Palmira Moriconi; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Da comunicação científica à divulgação. TransInformação. Campinas, v. 20, n. 2, 159-169, 2008.

VIEIRA, Ronaldo. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

VILHENA, Valeria; CRESTANA,MARIA Fazanelle. Produção científica: critério de avaliação de impacto.Revista da Associação Médica Brasileira, v. 48, n. 1, 20-21,2002.

YAMAKAWA, Eduardo Kazumi; KUBOTA, Flavio Issao; BEUREN, Fernanda Hansch; SCALVENZI, Lisiane; CAUCHICK MIGUEL, Paulo Augusto. Comparativos dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendley, Endnote e Zotero. TransInformação, Campinas, v. 26, n. 2, 167-176, 2014

Veröffentlicht

2022-11-03

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Zitationsvorschlag

NASCIMENTO, Jhessyca Castro do; PEREIRA, Rogéria Costa. A Linguística Contrastiva Português/Alemão e seus Mecanismos de Comunicação Científica . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 48, 2022. DOI: 10.11606/1982-88372648127. Disponível em: https://periodicos.usp.br/pg/article/view/204082.. Acesso em: 22 jul. 2024.