Sobre a Revista
Sobre a Plural
A Plural - Revista de Ciências Sociais é uma publicação acadêmica eletrônica semestral, coordenada e editada por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Recebe, em caráter de fluxo contínuo, artigos/ensaios, resenhas, entrevistas e traduções de diversas linhas de pesquisa da sociologia em específico e das ciências sociais de modo geral, o que assegura seu caráter interdisciplinar e sempre em sintonia com as novas searas da produção científica nacional e internacional.
Foco e Escopo
Desde sua primeira edição, lançada no primeiro semestre de 1994, a Plural vem se estabelecendo como importante veículo de divulgação de trabalhos científicos e resultados de pesquisas sociológicas no Brasil, figurando-se ainda como espaço heterogêneo do debate acadêmico dentro do campo maior das ciências sociais. Com isso, a Plural busca proporcionar ao leitor a possibilidade de se defrontar com a diversidade de temas, propostas teóricas, metodologias de pesquisas e estilos do fazer intelectual, o que reflete, de um lado, o compromisso da revista com a pluralidade, e, de outro, o desejo de que o debate sociológico entre perspectivas seja incentivo para o avanço de nosso entendimento acerca do “social”. Tem como público-alvo leitores e leitoras acadêmicos ou não, do Brasil e da América Latina, interessados por temas e abordagens sociológicas dos fenômenos recentes.
Fluxo editorial / Avaliação por pares
O processo editorial se inicia com a verificação de similaridades com textos já publicados, através do software iThenticate. Caso os índices de similaridade estejam acima de 30%, ou caso sejam identificadas práticas de plágio ou autoplágio, os/as autores/as são contactados pela secretaria da revista, que arbitrará a respeito da interrupção ou continuidade do processo editorial.
Em seguida, os originais são encaminhados à avaliação da equipe técnica (desk review), que verificará se os textos estão em acordo com as normas exigidas para publicação (o não cumprimento das orientações implicará a interrupção desse processo), bem como se o texto cumpre os requisitos estruturais mínimos exigidos. Um requisito a se observar é a titulação mínima dos autores: mestrado completo para a submissão de artigos e mestrado incompleto para a submissão de resenhas, entrevistas e traduções. As decisões são comunicadas aos autores, que podem optar por submeter um novo texto ou interromper o processo editorial.
A partir do momento em que os textos são aprovados pela equipe técnica, são submetidos a pareceristas externos, os quais podem aceitar, rejeitar ou sugerir revisões. Os nomes dos pareceristas e dos autores são mantidos em sigilo durante todo o processo. Não obstante, a nominata dos pareceristas é divulgada periodicamente pela Plural, sem prejuízo para o anonimato do parecer.
Taxas e cobranças
A Plural não cobra qualquer custo de processamento ou de submissão de artigos.
Prazo médio para o processamento dos textos recebidos
O tempo médio entre a submissão e a publicação de artigos, quando aceitos, é de seis meses. No caso de traduções ou entrevistas, esse tempo pode ser prolongado a depender do fluxo de textos na revista.
Aceite / Rejeição dos textos
Aproximadamente 25% dos artigos, resenhas, entrevistas e traduções submetidos à Plural são publicados.
Formulários
Aos pareceristas ad-hoc, é solicitado que se preencha o seguinte Formulário (clique para acessar).
Periodicidade
Semestral
Arquivamento
A Plural - Revista de Ciências Sociais está preservada na PKP Preservation Network (https://portal.issn.org/resource/ISSN/2176-8099).
Indexadores
Portal de Periódicos da CAPES
Política de Acesso Livre
O envio de originais à Plural implica autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os trabalhos, a revista se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo sua posterior reprodução mediante a devida citação da fonte.
O conteúdo da Plural é publicado com licença livre, Creative Commons (www.creativecommons.org.br), o que significa que os textos poderão ser adaptados, copiados e distribuídos desde que o autor seja citado, que não se faça uso comercial do conteúdo e que sejam distribuídos sob a mesma licença.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.
Licença
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Financiamento
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo (ABCD-USP)