Como nomear a diversidade regional?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.230388Palavras-chave:
Centro, Periferia, Territórios, Diversidade, RegionalResumo
As mobilizações sociais contemporâneas, como os coletivos que se proliferaram após Junho de 2013, têm ressaltado a importância da inclusão da diversidade nos espaços decisórios. Uma forma de diversidade pouco explorada é a regional/territorial, frequentemente tratada de maneira confusa e, por vezes, pejorativa. O presente texto oferece uma crítica a algumas dessas nomeações e propõe que os territórios e regiões sejam referenciados pelos seus próprios nomes. A metodologia utilizada é qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica de autores que exploram conceitos comumente retomados para abordar a diversidade regional/territorial. O texto convida à reflexão sobre como entendemos as desigualdades territoriais/regionais e como podemos incluí-las de maneira mais adequada nas discussões sobre diversidade.
Downloads
Referências
AUGUSTO, A.; ROSA, P. O.; RESENDE, P. E. da R. Capturas e resistências nas democracias liberais: uma mirada sobre a participação dos jovens nos novíssimos movimentos sociais. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 21, n. 40, 2016.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro Edições, 2011.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
GOHN, Maria da Glória. Manifestações e protestos no Brasil. São Paulo: Cortez, 2017.
GOHN, Maria da Glória. Morumbi: o contraditório bairro-região de São Paulo. Caderno CRH, 23(59), 267–281, 2010.
IBGE. Indicadores Sociais Municipais: Desigualdades Sociais por Cor ou Raça. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021.
IBGE. PIB per capita dos Estados Brasileiros. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021.
PEREZ, Olívia Cristina. Relações entre coletivos com as Jornadas de Junho. Opinião Pública, v. 25, p. 258-256, 2019.
PEREZ, Olívia Cristina. Sistematização crítica das interpretações acadêmicas brasileiras sobre as Jornadas de Junho de 2013. Izquierdas (Santiago), v. 1, p. 1-16, 2021.
PEREZ, Olívia Cristina; NUNES, L. P.; SOUSA, Libni Milhomem; ARAÚJO, R. O. A inserção de pessoas negras no alto escalão dos ministérios do Governo Federal. Mundo Livre - Revista Multidisciplinar, v. 9, p. 119, 2023.
PEREZ, Olívia Cristina; SOUZA, Bruno Martins de. Coletivos universitários e o discurso de afastamento da política parlamentar. Educação e Pesquisa, v. 1, p. 1-19, 2020.
PERLONGHER, Nestor. Territórios Marginais. IFCH/UNICAMP, n. 27, 1993.
ROLNIK, Raquel; FRÚGOLI JR, Heitor. Reestruturação urbana da metrópole paulistana: a Zona Leste como território de rupturas e permanências. Cadernos Metrópole n. 6, pp. 43-66, 2º sem. 2001.
ROLNIK, R., PEREIRA, A. L. dos S., MOREIRA, F. A., ROYER, L. de O., IACOVINI, R. F. G., NISIDA, V. C. O Programa Minha Casa Minha Vida nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas: aspectos socioespaciais e segregação. Cadernos Metrópole, 17(33), 127–154, 2015.
ROLNIK, Raquel; ROYER, Luciana de Oliveira. O programa Minha Casa Minha Vida nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas: aspectos socioespaciais e segregação. III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva São Paulo, 2014.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SANTOS, Milton. O Espaço Dividido: Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países subdesenvolvidos. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
TAVARES, Francisco Mata Machado; RORIZ, João Henrique Ribeiro; OLIVEIRA, Ian Caetano de. As jornadas de maio em Goiânia: para além de uma visão sudestecêntrica do junho brasileiro em 2013. Opinião Pública, Campinas, vol. 22, nº 1, abril, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Política de direitos compartilhados
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter seu trabalho à Plural, o autor concorda que: o envio de originais à revista implica autorização para publicação e divulgação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os textos, a Plural se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte. O conteúdo do periódico será disponibilizado com licença livre, Creative Commons - Atribuição NãoComercial- CompartilhaIgual –, o que quer dizer que os artigos podem ser adaptados, copiados e distribuídos, desde que o autor seja citado, que não se faça uso comercial da obra em questão e que sejam distribuídos sob a mesma licença (ver: http://www.creativecommons.org.br/).