A formação da Escola Sociológica de Chicago
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.1995.68042Palavras-chave:
Sociologia Americana, Inícios da Sociologia nos Estados Unidos, Escola Sociológica de ChicagoResumo
As "escolas" ou tradições sociológicas, devido a sua complexidade, são difíceis de caracterizar, mas pode-se falar numa Escola Sociológica de Chicago, de que o artigo esboça as linhas gerais de desenvolvimento, constituindo um roteiro expositivo com indicação de leituras para o leitor interessado em aprofundar-se no tema. Caracterizam-se inicialmente o surgimento e as grandes fases da história da sociologia nos Estados Unidos. Indica-se o caráter inovador da Universidade de Chicago, criada em 1982, que se confirmou na criação de seu Departamento de Sociologia, o primeiro dos Estados Unidos a oferecer ensino de graduação e de pós-graduação associado a pesquisa em alto padrão e numa perspectiva de prestação de serviços à comunidade. Indiferenciado dos demais departamentos de sociologia do país durante suas primeiras duas décadas, após a I Guerra Mundial o Departamento de Sociologia de Chicago assumiu uma posição de destaque. Indica-se o papel de Small, Vincent, Thomas, Park, Burgess e outros nesse desenvolvimento, que levou, nas circustâncias da própria cidade, à afirmação e ao predomínio da Escola Sociológica de Chicago durante toda a terceira fase da sociologia americana, entre 1920 e 1935Downloads
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Publicado
1995-12-02
Edição
Seção
Artigos
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Eufrásio, M. A. (1995). A formação da Escola Sociológica de Chicago. Plural, 2, 37-60. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.1995.68042