A percepção da cor ambiental em salas de aula do ensino médio: um estudo em duas escolas cidadãs integrais na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2022.173026Palavras-chave:
Cor, ambiente escolar, percepção da cor, afeto, ensino médioResumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar as percepções afetivas de estudantes do ensino médio de duas escolas públicas situadas em duas cidades do interior do estado da Paraíba, em relação às cores aplicadas nas paredes internas de suas salas de aula. O método utilizado foi a simulação virtual de mudança das cores nos ambientes internos das salas de aula, sua projeção e posterior visualização desses ambientes por 139 alunos participantes, a fim de registrar suas percepções. As ferramentas utilizadas foram: câmera digital, fotografias digitais em formato panorâmico de 360 graus, uso de cores distintas (amarelo, vermelho, verde e azul) aplicadas nas paredes internas, óculos de realidade virtual tridimensional, questionários semiestruturados e a escala Positive and Negative Affect Schedule – Versão Portuguesa Reduzida (PANASVPR). Os resultados obtidos mostraram predileção por ambientes coloridos, destacando-se as cores vermelha clara e azul clara com afeto positivo mais intenso.
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