A percepção da cor ambiental em salas de aula do ensino médio: um estudo em duas escolas cidadãs integrais na Paraíba

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2022.173026

Palabras clave:

Cor, ambiente escolar, percepção da cor, afeto, ensino médio

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi identificar as percepções afetivas de estudantes do ensino médio de duas escolas públicas situadas em duas cidades do interior do estado da Paraíba, em relação às cores aplicadas nas paredes internas de suas salas de aula. O método utilizado foi a simulação virtual de mudança das cores nos ambientes internos das salas de aula, sua projeção e posterior visualização desses ambientes por 139 alunos participantes, a fim de registrar suas percepções. As ferramentas utilizadas foram: câmera digital, fotografias digitais em formato panorâmico de 360 graus, uso de cores distintas (amarelo, vermelho, verde e azul) aplicadas nas paredes internas, óculos de realidade virtual tridimensional, questionários semiestruturados e a escala Positive and Negative Affect Schedule – Versão Portuguesa Reduzida (PANASVPR). Os resultados obtidos mostraram predileção por ambientes coloridos, destacando-se as cores vermelha clara e azul clara com afeto positivo mais intenso.

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Biografía del autor/a

  • Vanessa Ferreira Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Design.

    Licenciado en Arquitectura y Urbanismo por la Facultad de Ciencias Sociales Aplicadas - FACISA, en la ciudad de Campina Grande - PB (2016). Máster en Diseño por la Universidad Federal de Campina Grande. Trabajo principalmente en los siguientes temas: arquitectura, interiores, diseño, accesibilidad, ergonomía, urbanismo y urbanismo.

  • Carla Patrícia Pereira, Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Design.

    Doutora em Arquitetura e Urbanismo na área de concentração Design pela Universidade de São Paulo com a tese "A cor como espelho da sociedade e da cultura". Tem graduação em Comunicação Visual e especialização em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco; e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.

     

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Publicado

2022-02-08

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Oliveira, V. F., & Pereira, C. P. (2022). A percepção da cor ambiental em salas de aula do ensino médio: um estudo em duas escolas cidadãs integrais na Paraíba . Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 29(54), e173026. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2022.173026