Entre semiótica e estética no patrimônio edificado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2021.168871Palabras clave:
Imagem arquitetônica, Patrimônio cultural, Estética, SemióticaResumen
Este estudo trata da construção de imagens no patrimônio cultural à luz da semiótica e da estética, envolvendo um diálogo entre arquitetura, percepção, imagem e identidade. De igual modo, discute a necessidade de preservação dos bens culturais no Brasil com base em sua dimensão cultural e não a partir de um historicismo mais ou menos mimético. O referencial teórico é pautado na concepção de Charles Peirce (2005) acerca da semiótica e respalda o debate sobre a aplicação dessa teoria na sua relação com a estética e com o patrimônio cultural. O contexto conceitual-metodológico também aborda o conceito de imagem na arquitetura, abrangendo autores do campo do patrimônio e apresentando conceitos da teoria do restauro que permanecem atuais na contemporaneidade. O objetivo geral é discutir a matéria dos bens culturais edificados como subsídios para a preservação dos valores e da imagem dos lugares acautelados. O resultado pretendido é demonstrar, de maneira teórico-argumentativa, reflexões sobre a conexão entre a semiótica de Charles Peirce, a partir de suas contribuições a respeito dos princípios da linguagem visual, e a estética no patrimônio edificado enquanto experiência cognitiva.
Descargas
Referencias
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d’água, 1991.
BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Tradução Beatriz Mugayar Kühl. 3. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.
BROADBENT, Geoffrey. Um guia pessoal descomplicado da teoria dos signos na arquitetura (1977). In: NESBITT, Kate (org). Uma nova agenda para arquitetura. Antologia Teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac Naify, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Tradução Miguel Serras Pereira. Lisboa: Fim de Século, 2003.
CHAUI, Marilena. Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 10 ed. São Paulo: Ática, 1998.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Editora Contraponto; 2007.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós – modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro-11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KÜHL, Beatriz Mugayar. O tratamento das superfícies arquitetônicas como problema teórico da restauração. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 12, p. 309-330, 2004.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In: I Fórum Nacional do Patrimônio cultural: Sistema nacional de Patrimônio cultural: desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão. Ouro Preto, MG. Brasília: Iphan, 2012.
NESBITT, Kate (org). Uma nova agenda para arquitetura. Antologia Teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac Naify, 2008.
NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Editora Ática, 2000.
NETTO, J. Teixeira Coelho. A construção do sentido na arquitetura. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
PAOLETTI, Jo Barraclough. Pink and Blue: Telling the Girls From the Boys in America. Indiana: Indiana University Press, 2013.
PEIRCE, CHARLES. S. Semiótica. Tradução José Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Perspectiva, 2005.
RIEGL, Alois. O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese. Tradução Elaine Ribeiro Peixoto e Albertina Vicentine. Goiânia: Ed. Da UCG, 2006.
SANTAELLA, L. O que é a semiótica. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SANT’ANNA, Marcia. Da cidade-monumento à cidadedocumento. Salvador: Oiti Editora, 2014.
STEVENS, Garry. O círculo privilegiado. Fundamentos sociais da distinção arquitetônica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.
VENTURI, Robert; BROWN, Denise; IZENOUR, Steven. Aprendendo com Las Vegas. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
VESSEL, Edward A; STARR, Gabrielle G. ; RUBIN, Nava. The brain on art: intense aesthetic experience activates the default mode network. 2012. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnhum.2012.00066/full, acesso 06 jan 2020.
ZONNO, Fabiola do Valle. Lugares complexos: poéticas da complexidade. Entre arquitetura, arte e paisagem. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Luciana da Silva Florenzano, Gisele Montalvão Freixo, Ethel Pinheiro Santana

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais
Cómo citar
Datos de los fondos
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números de la subvención 88887.342796/2019