Coisas com as quais os antropólogos se preocupam: grupos de descendência espacial entre os Panará
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2015.102104Palabras clave:
Panará, espaço, história, modelosResumen
Em 2010, os Panará construíram uma nova aldeia, situada rio acima em relação à aldeia em que viviam desde 1997. Essa foi a primeira vez desde o começo dos anos 70 que eles ocuparam múltiplas aldeias. Neste artigo, faço uma reflexão sobre alguns dos pontos que levaram à construção da nova aldeia e sobre o uso do novo espaço. Em particular, retomo a ideia de “grupos de descendência espacial” e a noção de que clãs se identificam com locais específicos na aldeia circular. Usando relatos do fim do século XIX e começo do XX, bem como etnografias mais recentes, indago se as conexões entre espaço e identidade entre os grupos falante de línguas jê seriam, afinal, “coisas com as quais antropólogos se preocupam”.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).