Kulijaman, Mataliwa & Camargo, Eliane. Kaptëlo. L’origine du ciel de case et du roseau à flèches chez les Wayana (Guyane), Paris, CTHS-GADEPAM, 2007, 112 pp.
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-77012007000200012Resumen
Mataliwa Kulijaman é um Wayana de 34 anos, foi colaborador de diversos pesquisadores que estiveram em seu grupo, entre antropólogos, etnomusicólogos e lingüistas, sempre como tradutor de seu pai. Eliane Camargo é etnolingüista, estudiosa da língua wayana. O livro Kaptëlo. L’origine du ciel de case et du roseau à flèches chez les Wayana (Guyanes) é esultado do encontro e da parceria entre ambos. O autor, um curioso sobre os saberes wayana e filho de um velho reconhecidamente sábio, Kuliyaman, de sua própria iniciativa, anotou os conhecimentos de seu pai. Um tempo mais tarde, expressou a Eliane Camargo seu desejo de ver os conhecimentos de seu pai, que ele havia registrado, publicado em um livro. Estava assim constituída a gênese do projeto que se materializa em livro, numa edição bilíngüe francês-wayana, ricamente ilustrada, dedicada aos próprios Wayana e ao público leigo.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).