A globalização do espiritismo: fluxos do movimento religioso de João de Deus entre a Austrália e o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-77012009000200004Palavras-chave:
Espiritismo, João de Deus, Globalização, trabalho de campo multi-local, comunidades transnacionaisResumo
João de Deus é um médium-curador espírita brasileiro que vem atraindo um número grande de discípulos estrangeiros. Desde o início de 2000, João de Deus tem sido convidado a conduzir eventos de cura em países tão diversos como Alemanha, EUA, Nova Zelândia, Grécia e Peru, entre outros, tendo estado em alguns destes países mais de uma vez. Neste artigo analiso o processo de globalização desse novo movimento religioso, focalizando em particular na Austrália. Demonstro que há uma crescente comunidade transnacional composta de discípulos vivendo entre os dois países, a qual teria intensificado o processo de globalização do espiritismo, até então promovido somente por imigrantes brasileiros. Por fim, analiso o estabelecimento de uma filial do centro de João de Deus na Austrália.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).