Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise
DOI:
https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401079Resumen
O presente artigo teve o objetivo de apreender os fundamentos pedagógicos do ensino da cultura corporal na educação escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A luz do materialismo histórico-dialético, os dados empíricos da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST no assentamento investigado. Ao entendermos que o MST deve ter acesso ao conhecimento na sua forma mais desenvolvida, na medida em que o mesmo se torna parte constitutiva do instrumental de luta do Movimento e da classe trabalhadora, defende-se a necessidade de seu trabalho educativo estar fundamentado na pedagogia histórico-crítica, como forma de se possibilitar a formação plena de conteúdos em cada indivíduo singular.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-12-01
Número
Sección
Pedagógica e Comportamental
Licencia
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Cómo citar
LAVOURA, T. N. (2016). Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 30(4), 1079-1086. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401079