Validação de um instrumento para a análise dos motivos para o consumo dos eSports
DOI:
https://doi.org/10.11606//issn.1981-4690.2023e37187456Palabras clave:
Marketing, Comportamento do consumidor, Jogos de vídeo, Estudo de validação, Organização e administraçãoResumen
O presente estudo teve como objetivo validar um instrumento de análise dos motivos para o consumo dos eSports no Brasil. O instrumento composto por 11 dimensões foi traduzido para o português e em seguida três juízes realizaram uma análise dos itens de acordo com a clareza e pertinência, para o cálculo do Coeficiente de Validade de Conteúdo. Na sequência, uma Análise Fatorial Confirmatória permitiu analisar as propriedades psicométricas do modelo, com uma amostra de 205 indivíduos. A revisão dos juízes solicitou a mudança na escrita de 12 itens e os coeficientes de validade de conteúdo estiveram acima do ponto de corte. A análise fatorial indicou a necessidade da retirada do motivo Drama e o modelo final apresentou um bom ajuste aos dados. A validação do instrumento permitirá uma melhor compreensão dos motivos relacionados ao consumo dos eSports e auxiliar na tomada de decisões estratégicas nesse âmbito.
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