Narração e Experiência: olhares para uma educação “aquém” da pedagogia – um enfoque a partir de uma situação de aprendizado da escrita
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p54-73Palavras-chave:
Ensino, Escola, Infância, LinguagemResumo
A partir de um enfoque que tem a sala de aula como referência central e tendo como ponto de partida uma situação concreta de sala de aula, este texto procura refletir uma perspectiva que possa sugerir uma prática docente que caminhe para uma pedagogia “aquém da pedagogia”. Para isso trabalhará com uma noção de inversão de lógica no modo frequente que pensamos a educação e que olhamos a escola. Nesta perspectiva, alguns eixos se tornam centrais, (1) o primeiro é produzir um olhar sobre a ideia de conhecimento e de aprender (2) o segundo de uma noção de uma certa noção do “ensinar” e finalmente o terceiro (3) a partir de um enfoque sobre a infância que cria uma necessidade de “infantilização” da pedagogia, ou seja, devemos caminhar para uma pedagogia que vá “aquém” da pedagogia. Trabalharei isto a partir de um estudo realizado com crianças em processo inicial de escolarização/alfabetização.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-06-29
Edição
Seção
Não definida
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Leite, C. D. P. (2014). Narração e Experiência: olhares para uma educação “aquém” da pedagogia – um enfoque a partir de uma situação de aprendizado da escrita. Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 8(14), 54-73. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p54-73