Curso de Extensão - Espanhol para Fins Específicos no Estágio Supervisionado em Ensino Remoto Emergencial: relato de experiência

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DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2022918169182

Palavras-chave:

Ensino de Línguas para Fins Específicos, Estágio Supervisionado Obrigatório, ensino de língua espanhola, ensino remoto emergencial

Resumo

O Ensino de Línguas para Fins Específicos (ELFE), neste caso a língua espanhola, ainda é marcado por mitos que precisam ser desconstruídos. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência de 2 professoras de um Curso de Licenciatura em Letras - Espanhol e seus estagiários do componente Estágio Supervisionado III no desenvolvimento de um curso intitulado “Curso de Extensão - Espanhol para Fins Específicos”, no ensino remoto emergencial, desmistificando concepções sobre o ELFE trazidas por Augusto-Navarro (2008). Para a discussão sobre ensino de línguas para fins específicos, contribuem Augusto-Navarro (2008), Guimarães (2014) e Ramos (2005). Sobre educação e processo formativo, contamos com o aporte de Fernandes (2019), Freire (1997), Gardner (2012), Imbernón (2017) e Pimenta (2012). Os dados presentes no relato foram extraídos dos Relatórios Finais de Estágio e das gravações dos encontros com os estagiários. Na discussão, buscamos ressignificar, dentro do nosso contexto, 6 ideias errôneas sobre ELFE trazidas por Augusto-Navarro (2008).

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Biografia do Autor

  • Marcella Nascimento Fernandes, Instituto Federal de Brasília

    Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB, Brasil). Professora de Língua Espanhola do Instituto Federal de Brasília (IFB, Brasil).

  • Letícia Coroa do Couto, Instituto Federal de Brasília

    Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB, Brasil). Professora de Língua Espanhola do Instituto Federal de Brasília (IFB, Brasil).

Referências

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

Curso de Extensão - Espanhol para Fins Específicos no Estágio Supervisionado em Ensino Remoto Emergencial: relato de experiência. (2023). Revista De Estudios Brasileños, 9(18), 169-182. https://doi.org/10.14201/reb2022918169182