Escala de autoeficácia para o estabelecimento de bons relacionamentos com famílias no contexto neonatal e pediátrico hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1980-220x2016033803222Palavras-chave:
Autoeficácia, Relações Profissional-Família, Enfermagem Familiar, Enfermagem Neonatal, Enfermagem Pediátrica, Estudos de ValidaçãoResumo
OBJETIVO O propósito deste estudo foi desenvolver e testar as propriedades psicométricas da Escala de Autoeficácia para o estabelecimento de bons relacionamentos com famílias no contexto neonatal e pediátrico hospitalar. MÉTODO Estudo metodológico fundamentado na teoria da autoeficácia foi realizado em três fases: definição conceitual e operacional (revisão de literatura e entrevistas com a população alvo), validade de conteúdo (opinião de cinco especialistas e três enfermeiras clínicas), e análise fatorial exploratória e avaliação de consistência interna (pesquisa transversal com uma amostra válida de 194 enfermeiros). RESULTADOS Uma escala do tipo Likert de 10 pontos com 40 itens foi desenvolvida e um item foi excluído após a avaliação dos juízes. Três fatores emergiram da análise fatorial. O alfa de Cronbach para todos os itens foi igual a 0,983 com a correlação item-total variando entre 0,657 e 0,847. O alfa de Cronbach caso determinado item fosse excluído foi menor ou igual a 0,983. CONCLUSÃO A versão final da escala demonstrou adequação psicométrica. Trata-se de uma ferramenta útil que pode ser facilmente aplicada no campo clínico, educacional e de pesquisa para medir o impacto de intervenções nas crenças de autoeficácia dos enfermeiros relacionadas ao estabelecimento de bons relacionamentos com famílias.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-01-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Cruz, A. C., Angelo, M., & Santos, B. P. dos. (2017). Escala de autoeficácia para o estabelecimento de bons relacionamentos com famílias no contexto neonatal e pediátrico hospitalar. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 51, e03222-. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2016033803222