Sobre a Revista

Breve Histórico

Revista de História, publicação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), é um dos periódicos acadêmicos de História mais antigos do Brasil. Fundada em 1950 pelo professor Eurípedes Simões de Paula, foi por ele gerida até seu falecimento em 1977. Durante essa primeira fase era publicada trimestralmente. Após um breve período de interrupção, a publicação da Revista de História foi retomada em 1983, com editores e comissões editoriais eleitos a cada dois anos pelo corpo docente do Departamento de História. De 1983 a 2013, sua periodicidade foi semestral. A partir de 2014, passou a atribuir Identificador de Objeto Digital (DOI) aos textos publicados. Desde 2017, sua publicação é em fluxo contínuo e apenas no formato digital.

Conformidade com a Ciência Aberta

A revista dá acesso livre a todo o seu acervo, de modo a contribuir com a democratização do conhecimento. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria

Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta: https://docs.google.com/document/d/170VG0BgbmOdSx2feekZQCNWQ3cd-UsoB/edit?usp=share_link&ouid=111198616177156847810&rtpof=true&sd=true

Ética na Publicação

Os editores adotam as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos em que ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação/fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros. As situações e alegações que chegarem ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas ao Corpo Editorial, que tomará as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento a instâncias superiores da Universidade, se necessário.

A revista segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender a essas diretrizes. Para conhecimento do Código, consulte https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf

Foco e Escopo

Revista de História (RH) publica artigos, resenhas e edições críticas de fontes. As publicações são, preferencialmente, do campo da História, embora se acolham trabalhos produzidos em outras áreas das Humanidades. Por se tratar de um periódico não restrito a um domínio historiográfico específico, a RH privilegia textos que deem relevo a problemas de investigação caros ao conjunto da comunidade historiadora, de modo a colocar em diálogo diferentes especialidades da disciplina histórica e de áreas afins.

Os textos submetidos à RH devem ser inéditos e não podem, no momento da submissão, estar em processo avaliativo por outros periódicos do Brasil ou do exterior. O idioma principal da revista é o português, mas também se aceitam trabalhos escritos em inglês, francês ou espanhol.

Preservação Digital

Com relação a backup, redundância e preservação digital, a ABCD/USP é parceira da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, coordenada pelo Ibict e promove estudos internos para aprimoramento de políticas e procedimentos. A Rede de Preservação do PKP (PKP PN) providencia serviços gratuitos de preservação para qualquer revista OJS. 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Fontes de Indexação

  • Portal de Revistas da USP
  • Portal de Periódicos da Capes
  • CLASE – Citas Latino-americanas en Ciencias Sociales y Humanidades
  • REDALYC – Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal
  • DOAJ – Directory of Open Access Journals - https://doaj.org/toc/2316-9141
  • SciELO – Scientific Electronic Library Online
  • SCOPUS
  • Site institucional da Revista de História
  • GOOGLE SCHOLAR
  • CROSSREF - https://search.crossref.org/?q=+2316-9141&from_ui=yes
  • FATCAT - https://fatcat.wiki/container/mvcgtzxrgndjdfkpyecimc3apu
  • ZDB - https://zdb-katalog.de/list.xhtml?asc=false&t=2316-9141&key=iss
  • WIKIDATA - http://www.wikidata.org/entity/Q84563357
  • SUDOC - https://www.sudoc.fr/166929964
  • OPENALEX - https://openalex.org/S4210228942

Ficha Bibliográfica

  • Título do periódico: Revista de História
  • Título abreviado: Rev. Hist. (São Paulo, Online)
  • Publicação de: São Paulo, SP Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1950

Websites e Mídias Sociais

  • Blog - revhistoria.usp.br/blog/
  • Facebook https://www.facebook.com/revhist
  • Instagram - @revistahistoriausp
  • Spotify - https://open.spotify.com/show/1qKOeFxtUNZM1eGlx9Okow
  • Twitter @UspRevista
  • Youtube @RevistadeHistoriaUSP

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

A revista aceita artigos publicados previamente em plataformas preprint, o que deve ser informado pelo autor quando da submissão

Processo de avaliação por pares

Os textos submetidos à Revista de História são inicialmente avaliados pela Comissão Editorial, que a averigua sua adequação de conteúdo e de forma ao nosso perfil editorial. Uma vez aprovado nessa fase inicial, o texto é encaminhado a dois pareceristas ad hoc (ou apenas um, no caso de resenhas) designados pela Comissão Editorial, de acordo com os trâmites do processo de avaliação por pares em sistema duplo-cego.

Emitidos os pareceres, a Comissão Editorial adotará um dos seguintes procedimentos:

  1. solicitar um terceiro parecer, caso os dois pareceres iniciais sejam conflitantes;
  2. aprovar o texto para publicação, sem exigência de reformulações;
  3. aprovar o texto para publicação, desde que realizadas alterações sugeridas pelos pareceristas ou pela própria Comissão;
  4. recusar a publicação do texto.

No caso de aprovação condicionada à realização de alterações, a Comissão Editorial pede que os autores respondam, no prazo de 30 dias, às críticas formuladas pelos pareceristas e destaquem de forma clara, na nova versão do texto, as modificações feitas.

Os pareceres dão subsídios para a última etapa da avaliação realizada pela Comissão Editorial, a quem compete a decisão final quanto ao aceite ou à recusa do texto.

Os editores responsáveis por cada artigo/resenha são citados ao final do artigo publicado.

Dados abertos

A Revista de História sugere a autoras e autores de artigos publicados que os dados de suas pesquisas sejam disponibilizados em repositórios acessíveis. É preciso apresentar justificativa em caso da negativa na apresentação desses dados.

Recomenda-se que se utilizem repositórios das instituições de um dos autores ou repositórios confiáveis. Para mais informações consultar:

Cobrança de Taxas

A Revista de História não cobra taxa de submissão ou publicação de textos.

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

Visando coibir plágios e más práticas, ou possíveis fraudes que firam os princípios éticos de publicação, a revista recomenda aos autores:

  • Cotejar o website do COPE (Informações sobre ética em pesquisa);
  • Citar todos e quaisquer conteúdos intelectuais produzidos por outros autores;
  • Indicar todos os autores que participaram de todas as fases que resultaram no artigo (vide contribuição dos autores).

A Revista de História verifica a similaridade de todos os artigos recebidos no iThenticate (que pode indicar a presença de plágio). Para cada texto é gerado um relatório que é analisado pela Comissão Editorial.

Caso alguma irregularidade seja notada, a Comissão Editorial pode solicitar:

  • Uma explicação formal referente à participação do autor (ou autores);
  • Explicações mais detalhadas dos trechos apontados pelo programa de detecção de similaridades.

Caso haja prova de plágio em texto já veiculado nas plataformas da revista, a Comissão Editorial retirará a publicação do ar e divulgará uma errata, dando publicidade à ocorrência de apropriação indevida de ideias ou dados alheios. Se o plágio for detectado em fase de avaliação, o texto será recusado. Em qualquer uma dessas situações, a instituição de afiliação do plagiário e a agência financiadora de seu trabalho serão informadas pela revista sobre as razões da decisão editorial. Quando pertinente, o indivíduo ou grupo plagiado será igualmente notificado.

Política sobre Conflito de Interesses

Quando da submissão do artigo o autor deve declarar se há ou não conflito de interesse.

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

A Revista de História utiliza a plataforma iThenticate em todos os textos recebidos (artigos, resenhas, etc) para detecção de plágio ou similaridades.

Questões de Sexo e Gênero

A Comissão Editorial da Revista de História, bem como autores e pareceristas, autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados.

A Revista de História observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

Direitos Autorais

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista de História o direito de primeira publicação.

Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista de História.

Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Autores de artigos publicados pela Revista de História mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a Licença Creative Commons CC-BY(CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

A Revista de História encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da Revista de História.

Patrocinadores e Fomento