Passo a passo

Orientações para Publicação

Titulação mínima exigida para publicação (autor e/ou coautor): DOUTORADO EM ANDAMENTO

Ao submeter seu texto, leia atentamente as Diretrizes Editoriais. Se já você possui cadastro e está logado no sistema, inicie aqui o processo de submissão, levando em conta as seguintes etapas e suas especificidades:

 

 


Passo a passo para submeter seu artigo

0. Acessando sua submissão

No Painel de Controle, acesse a Revista de História. Através do menu Submissões é possível acessar todas as relações do usuário com o periódico, bem como Fazer Nova Submissão, cujo processo está descrito no passo-a-passo a seguir.

Recomendamos novamente a leitura atenta em todas as etapas do processo.

1. Início

  • Preencha cada campo do formulário atentamente:

    IDIOMA DA SUBMISSÃO Selecione o idioma no qual a submissão está escrita.
    SEÇÃO Selecione Artigos ou Resenhas.
    REQUISITOS PARA ENVIO DE MANUSCRITOS Leia atentamente;
    Todos os requisitos devem ser selecionados antes da próxima etapa.
    COMENTÁRIOS PARA O EDITOR Caso haja algum comentário pertinente à submissão, escreva-o nessa área.
    SUBMETER COMO Selecione Autor.


  • Para prosseguir, marque a última caixa de seleção: “sim, eu concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade”.
  • Clique em Salvar e Continuar.

2. Transferência do manuscrito

  • Um frame pop-up surgirá para envio dos arquivos da submissão sempre que o usuário retornar à Etapa 2 ou clicar em Enviar Arquivo.
  • Para enviar o texto principal da submissão, na primeira aba do pop-up, Enviar Submissão, selecione “Texto do artigo” em Componentes do artigo.
  • O arquivo principal da submissão (em formato .doc ou .docx) deve ser arrastado para a área onde se lê Arraste um arquivo aqui para iniciar o upload. Depois, clique em enviar arquivo.
  • Caso seja necessário alterar o arquivo, clique em Alterar o arquivo e procure o arquivo correto em seu computador;
  • Na terceira aba do pop-up, Finalização, a mensagem “Arquivo Adicionado” aparecerá caso nenhum problema ocorra no envio do arquivo.
    • Caso ainda houver outros arquivos a serem adicionados, como imagens anexas etc., clique em Enviar um Novo Arquivo e repita os passos da Etapa 2.
    • Caso contrário, clique em Concluir. O frame pop-up fechará; clique em Salvar e Continuar e siga para a próxima etapa.
  • Para prosseguir, clique em Continuar;

3. Dados da submissão

  • Nesta seção, inclua todos os dados do artigo –título, subtítulo, resumo, palavras-chave etc– em português e em inglês:

    TÍTULO Indique aqui as balizas cronológicas da pesquisa.
    RESUMO No resumo espera-se objetividade na descrição do objeto, a explicitação da documentação investigada e contextualização historiográfica. O resumo deve ter até 10 linhas.
    LISTA DE COAUTORES Caso o artigo tenha mais de um autor, adicione-os aqui, preenchendo todos os dados citados, inclusive Orcid ID.
    IDIOMAS Informe o idioma do artigo.
    PALAVRAS-CHAVE Insira 5 palavras-chave representativas do campo de estudo, para facilitar as buscas algorítmicas.
    AGÊNCIAS DE FOMENTO

    Insira o nome das agências responsáveis pela pesquisa.

    em caso de bolsa, indique o número do processo



  • Confira o preenchimento dos dados em todos os idiomas, e clique em Salvar e continuar.

4. Confirmação

  • Confira todas as informações inseridas;
  • Após a conferência, clique em Finalizar Submissão na etapa Confirmação. Um e-mail deve ser enviado ao seu e-mail de cadastro confirmando sua submissão.