Deserted cities, burning forests: Watching 2020 from our armchairs
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v10i10p301-336Keywords:
Contemporary photography, Modernist ruins, Anthropocene, DisenchantmentAbstract
From home we watch the emptied cities by the Covid, and at the same time the symptoms of the climatic catastrophe. Images of deserted streets refer to the melancholy idea of a planet after human. This sensitivity is part of a contemporary taste for ruins and translates into a photographic production that explores neutralityinstead of wonderor impact. I call this approach disenchanted.
Downloads
References
BEIGUELMAN, Giselle. Memória da amnésia: políticas do esquecimento. São Paulo: Edições Sesc, 2019.
BEIGUELMAN, Giselle. Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana. [S. l.], v. 8, p. 44, 2020.
BOYM, Stlevana. The Future of Nostalgia. New York: Basic Books, 2001.
DEMOS, TJ. Against the Anthropocene. Visual Culture and Environment Today. Berlim: Sternberg, 2017.
JOHNSON, Steve. O Mapa Fantasma: como a luta de dois homenscontra o cólera mudou o destino de nossas metrópoles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente. Modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
LATOUR, Bruno. Diante de Gaia: oito conferências sobre o Antropoceno. São Paulo: Ubu Edtora, 2020.
LISSOVSKY, Mauricio. Os Jardins silenciosos da ilha de Cuba, 2019. Disponível em:
<https://medium.com/revista-bravo/os-jardins-silenciosos-da-ilha-de-cuba-37b4c7313535 > Acessado em 20.jun.2019.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
SALGADO, Ivone. Pierre Patte e a cultura urbanística do Iluminismo francês. Cadernos de Pesquisa do LAP, 38. São Paulo: FAUUSP, 2003.
VIDLER, Anthony. The Architecture of the Uncanny: The Unhomely Houses of the Romantic Sublime. Assemblage, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 6, 1987.
WEIZMAN, Ines; WEIZMAN, Eyal. Before and After: Documenting the Architecture of Disaster. Moscow: Strelka Press, 2014.
ZYLINSKA, Joanna. Nonhuman Photography. Cambridge: MIT Press, 2017.
Sites visitados
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Ana Ottoni

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).