Ciudades desiertas, bosques en llamas: Viendo 2020 desde nuestros sillones
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v10i10p301-336Palabras clave:
Fotografía contemporánea, Ruinas modernistas, Antropoceno, DesencantoResumen
Desde casa vemos las ciudades vaciadas por el covid, y al mismo tiempo los síntomas de la catástrofe climática. Las imágenes de calles desiertas remiten a la melancolia de un planeta después del humano. Tal sensibilidad es parte del gusto contemporáneo por ruinas y se ve na producción fotográfica que explora la neutralidaden lugar del asombroo la conmoción. A este enfoque lo llamo desencantado.
Descargas
Referencias
BEIGUELMAN, Giselle. Memória da amnésia: políticas do esquecimento. São Paulo: Edições Sesc, 2019.
BEIGUELMAN, Giselle. Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana. [S. l.], v. 8, p. 44, 2020.
BOYM, Stlevana. The Future of Nostalgia. New York: Basic Books, 2001.
DEMOS, TJ. Against the Anthropocene. Visual Culture and Environment Today. Berlim: Sternberg, 2017.
JOHNSON, Steve. O Mapa Fantasma: como a luta de dois homenscontra o cólera mudou o destino de nossas metrópoles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente. Modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
LATOUR, Bruno. Diante de Gaia: oito conferências sobre o Antropoceno. São Paulo: Ubu Edtora, 2020.
LISSOVSKY, Mauricio. Os Jardins silenciosos da ilha de Cuba, 2019. Disponível em:
<https://medium.com/revista-bravo/os-jardins-silenciosos-da-ilha-de-cuba-37b4c7313535 > Acessado em 20.jun.2019.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
SALGADO, Ivone. Pierre Patte e a cultura urbanística do Iluminismo francês. Cadernos de Pesquisa do LAP, 38. São Paulo: FAUUSP, 2003.
VIDLER, Anthony. The Architecture of the Uncanny: The Unhomely Houses of the Romantic Sublime. Assemblage, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 6, 1987.
WEIZMAN, Ines; WEIZMAN, Eyal. Before and After: Documenting the Architecture of Disaster. Moscow: Strelka Press, 2014.
ZYLINSKA, Joanna. Nonhuman Photography. Cambridge: MIT Press, 2017.
Sites visitados
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ana Ottoni

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).