Between erudite and the popular

approaches and detachments in the formation of Brazilian urban music

Authors

  • Luciana Fernandes Rosa Universidade de São Paulo
  • Silvia Maria Pires Cabrera Berg Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.145105

Keywords:

Brazilian music, choro, erudite and popular, popular music, urban music

Abstract

This article discusses the classification of the genres that compose Brazilian urban music in the categories of popular and erudite music, since the middle of the 17th century until the beginning of the 20th century. The concepts and distinctions analyzed by Didier Francfort and other authors will be exemplified here in the processes of construction and development of the musical genres that compose the Brazilian music, as well as the mechanisms of appropriation and transference of genres between erudite and popular universes. The genres analyzed are the modinha, pertaining to the colonial period, and the European dances and genres performed by the bands of corporation in the Johannine period, such as the polka and the schottisch, as well as their composers and their diverse musical influences, which culminated in hybrid musical styles. The article also shows how snobbery influenced the acceptance of Brazilian composers by the dominant classes of their times, and the effect that this rejection had on the composers and on the judgment of their works.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Luciana Fernandes Rosa, Universidade de São Paulo

    Luciana Fernandes Rosa é bacharel em violoncelo e licenciada em música pela Universidade de São Paulo e mestre em violoncelo pela Louisiana State University (EUA). Tocou em diversas orquestras no Brasil e EUA. Tem importante atuação na música popular, tendo colaborado com expressivos artistas e grupos no país. Recebeu menção honrosa como compositora no 25o Programa Nascente da USP. Lecionou em importantes projetos sociais como Instituto Baccarelli, SESC e Guri. É professora certificada pelo Método Suzuki. Apresentou trabalhos acadêmicos e ministrou oficinas no México, em Cuba e em várias universidades brasileiras. Realiza doutoramento na Escola de Comunicações e Artes da USP na área de Educação Musical, com pesquisa sobre o ensino do choro.

  • Silvia Maria Pires Cabrera Berg, Universidade de São Paulo

    Silvia Maria Pires Cabrera Berg, compositora e regente paulistana, é bacharel em composição pela ECA-USP, pós-graduada na Universidade de Oslo e doutora pela Universidade de Copenhague. Atualmente é docente do Departamento de Música da FFLCRP-USP, coordenadora do Lapecipem, do arquivo Edmar Ferretti e do Intercâmbio Acadêmico Internacional com o Bornekorakademiet (Dinamarca), e membro do NAP-Cipem do Departamento de Música da FFCLRP. Fundou a Oficina Experimental do Departamento de Música da mesma faculdade, grupo de câmera de excelência que abraça alunos de todos os anos da graduação e ex-alunos, e é dedicado à pesquisa e performance vocal e instrumental, sendo sua diretora e regente desde a fundação.

References

ARAÚJO, Mozart de. A modinha e o lundu do século XVIII. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1963.

BARBOSA, Domingos Caldas. Muzica escolhida da Viola de Lereno (1799). Lisboa: Estar, 2003.

BÉHAGUE, Gerard. Biblioteca da Ajuda (Lisbon) Mss. 1595 / 1596: Two Eighteenth- Century Anonymous Collections of Modinhas. Anuario, Lisboa, v. 4, p. 44-81, 1968.

BESSA, Virgínia de Almeida. A escuta singular de Pixinguinha: história e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo: Alameda, 2010.

CASTAGNA, Paulo. A modinha e o lundu nos séculos XVIII e XIX. São Paulo: Unesp, 2003. (Apostila do curso História da Música Brasileira). Disponível em: <https://escriturasvirreinales.files.wordpress.com/2014/04/lundum-y-modinha.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2018.

CASTRO, Marcos Câmara. Música erudita e esnobismo: contribuição para uma etnografia das práticas contemporâneas. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 22., 2012. João Pessoa. Anais… João Pessoa: ANPPOM, 2012. p. 1341-1348. Disponível em: <http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/1010561/mod_resource/content/0/PREENCHIDO_Template_para_trabalhos_escritos_XXII_Congresso_Anppom.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2018.

DINIZ, André. O Rio musical de Anacleto de Medeiros: a vida, a obra e o tempo de um mestre do choro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

FISCHERMAN, Diego. Efecto Beethoven: complejidad y valor en la música de tradición popular. Buenos Aires: Paidós, 2004.

FRANCFORT, Didier. Músicas populares e músicas eruditas: uma distinção inoperante? Tradução de Marcos Câmara de Castro. Tradução de: La musique savante manque à notre désir (Rimbaud, Illuminations). [S.l]: [s.n.], 2014. Disponível em: <https://bit.ly/2BGfyVV>. Acesso em: 18 jul. 2018.

IARA (Rasga o coração) – Banda da Casa Edison (1907). 2’40”. Leonardo Thurler. YouTube, 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=k-DJrbGACWA>. Acesso em: 18 jul. 2018.

LIMA, Edilson Vicente. A modinha e o lundu: dois clássicos nos trópicos. 2010. 247 f. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MACHADO, Cacá. Batuque: mediadores culturais do final do século XIX. In: MORAES, José Geraldo Vinci de; SALIBA, Elias T. (Orgs.). História e música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010. p. 119-160,

MONTEIRO, Maurício. Aspectos da música no Brasil na primeira metade do século XIX. In: MORAES, José Geraldo Vinci de; SALIBA, Elias T. (Orgs.). História e música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010. p. 79-116.

NORONHA, Lina Maria Ribeiro de. Darius Milhaud e o Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 1., 2010, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Simpom 2010. p. 598-607. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2018.

PINTO, Alexandre G. O Choro: reminiscências dos Chorões antigos. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Acari Records, 2014.

POUIVET, Roger. L'Oeuvre d'art à l'âge de sa mondialisation: un essai d'ontologie de l'art de masse. Bruxelles: La Lettre Volée, 2003.

SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 2013.

TINHORÃO, José Ramos. Domingos Caldas Barbosa: o poeta da viola, da modinha e do lundu (1740-1800). São Paulo: Editora 34, 2004.

______. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

______. Pequena história da música popular: segundo seus gênero. 7. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

VEIGA, Manuel. O estudo da modinha brasileira. Latin American Music Review/Revista de Música Latinoamericana, Austin, v. 19, n. 1, p. 47-91, 1998. Disponível em: <http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Veiga-Modinha-LAMR.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2018.

VICENTE Celestino – Rasga o coração. 2’46”. Helio Francisco. YouTube, 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tg2T01oTjGk>. Acesso em: 18 jul. 2018.

VILLA-LOBOS – Choros n° 10 “Rasga o coração. 2’19”. Daian Tai. YouTube, 2010. Disponível em: <http://youtu.be/7UnVmG-DDhY?t=2m17s>. Acesso em: 18 jul. 2018.

Published

2018-08-05

Issue

Section

Article

How to Cite

Rosa, L. F., & Berg, S. M. P. C. (2018). Between erudite and the popular: approaches and detachments in the formation of Brazilian urban music. Revista Da Tulha, 4(1), 69-90. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.145105