Sobre a Revista

A Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia surgiu em 1991, substituindo três títulos extintos em decorrência da fusão das instituições ligadas à pesquisa nas áreas de Arqueologia e Etnologia: Revista Dédalo, Revista de Pré-História e Revista do Museu Paulista. É um periódico acadêmico destinado à publicação de trabalhos sobre Arqueologia, Etnologia e Museologia. Em 2016 a revista torna-se eletrônica, semestral e todos os números impressos foram digitalizados e disponibilizados em acesso aberto pelo Portal de Revistas USP.

Notícias

Edição Atual

n. 43 (2024): Dossiê Memória e Esquecimento no Mundo Antigo
					Visualizar n. 43 (2024): Dossiê Memória e Esquecimento no Mundo Antigo

O dossiê analisa o mundo mediterrânico na  Antiguidade, partindo de uma abordagem interdisciplinar, que conjuga documentação textual e arqueológica, e une disciplinas como História, Arqueologia e Letras Clássicas. O modelo é interdisciplinar ao colocar em rede conceitos provenientes de áreas diversas: sociologia, antropologia, arqueologia, análise literária, política e urbanismo e procura verificar, na realidade complexa, a vida de pessoas que lutavam para encontrar os lugares a elas designados pelas relações culturais, jurídicas, administrativas, filosóficas, econômicas, religiosas e políticas que pautavam a vida no Mediterrâneo em estudos que podem abarcar desde a Idade do Bronze até a Antiguidade Tardia. A memória percebida a partir da documentação manipulada é articulada, no momento das escritas das narrativas e da produção da cultura material, aos processos de (re)construção de imagens do passado, pois assim como observa Matthew Roller (2009, p. 216), partindo da elaboração dos exempla, as  imagens vinculam-se à produção de um passado para orientar o momento da escrita dos autores e da  confecção da cultura material, englobam a produção de uma memória conectada a um passado comum. 

Publicado: 2024-12-30

Edição completa

Apresentação

Entrevistas

Ver Todas as Edições

A Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia é publicada desde 1991, substituindo as antigas Revista Dédalo e Revista de Pré-História. Seu objetivo é promover a divulgação de pesquisas científicas de excelência nas áreas de Arqueologia, Etnologia e Museologia. A publicação é semestral, segue o sistema de revisão por pares e a política de acesso público com conteúdo completo aberto, com recepção de artigos em fluxo contínuo. Publica textos inéditos em português, espanhol, inglês, francês e italiano nas seguintes formas: artigos que apresentem resultados de pesquisas científicas originais, ou desenvolvimento de método, revisões bibliográficas ou teóricas sobre os temas abordados pela Revista, resenhas inéditas de livros, teses, dissertações e outras produções, que tenham relevância acadêmica, notas com resultados preliminares e parciais de pesquisas inéditas ou ainda em desenvolvimento, entrevistas feitas com profissionais renomados nas áreas de Arqueologia, Etnologia e Museologia. Dossiês podem ser publicados em separado ou no corpo de uma edição. Com o objetivo de garantir agilidade na disponibilização do conteúdo, os artigos e notas aprovados serão publicados na modalidade ahead of print até que o número seja concluído.

 

Título das Seções:

 Artigos, Resenhas, Notas, Entrevistas, Dossiês.

 

Abreviações das seções:

ART, RES, NOT, ENT, DOS