Sangue, morte, medo: a força e permanência do horror na literatura e nas artes

Autores

  • Caio Alexandre Bezarias Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i140p75-88

Palavras-chave:

Horror, Medo, Terror, Literatura, Mitologia

Resumo

O artigo intenta esmiuçar a origem, características, principais divisões ou subgêneros e a pertinência do horror nas artes, principalmente na literatura. Ainda busca distinguir horror das noções de medo e terror, uma vez que frequentemente os três conceitos são confundidos entre si, portanto, essa é uma demarcação difícil e até mesmo polêmica. Para tanto, conceitos de psicanálise, teoria literária, mitologia, história e até biologia são mobilizados, para assim desvendar a imensa penetração e o intenso fascínio que este gênero fantástico exerce no imaginário desde épocas muito recuadas, e também buscar compreender sua posição na cultura da modernidade desde a sua afirmação nesta, no segundo quartel do século XVIII.

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Biografia do Autor

  • Caio Alexandre Bezarias, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Mestre em Literatura de Língua Inglesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e ficcionista, autor de, entre outros, Shimandur – a cidade da chuva (Editora Devir).

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Publicado

2024-03-22

Edição

Seção

Dossiê Literatura de Entretenimento

Como Citar

BEZARIAS, Caio Alexandre. Sangue, morte, medo: a força e permanência do horror na literatura e nas artes. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 140, p. 75–88, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i140p75-88. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revusp/article/view/223179.. Acesso em: 27 abr. 2024.