ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, CLIVAGEM DE CLASSE E DECLÍNIO DA GRANDE IMPRENSA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i90p84-101Palavras-chave:
eleições, campanha, mídia, comunicação política.Resumo
O artigo faz um balanço das eleições presidenciais de 2006 e 2010 tendo como foco analítico três dimensões: as estratégias de campanha, a cobertura da grande imprensa escrita e o comportamento do eleitor. A partir dessas dimensões, discute os resultados eleitorais, a agenda-setting do processo eleitoral e a influência da mídia para argumentar que, nesses dois pleitos: 1) houve um descolamento entre a agenda política da classe AB e a chamada “nova classe média” e os “pobres”; 2) o voto foi predominantemente “governista”, estruturado por uma clivagem de classe e orientado pelo voto pragmático e retrospectivo; e, finalmente, 3) que a influência da grande imprensa escrita ficou restrita às classes AB, que constituem seu público leitor por excelência e as principais parcelas do eleitorado oposicionista.
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