Sobre o que versa a vida na escola? Considerações sobre as experiências culturais a partir de Winnicott
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p73-86Palavras-chave:
sala de aula, experiências culturais, WinnicottResumo
O texto apresenta um conjunto de reflexões sobre a vida na escola, recorrendo às contribuições de Donald W. Winnicott sobre o ambiente e as experiências culturais, concentrando- -se no acontecimento da aula. A partir de alguns escritos desse autor, reflete-se sobre a sala de aula como um ambiente que pode ser ou não propício às experiências culturais. Sustenta-se que essa possibilidade depende de se criar condições favoráveis ao surgimento do que Winnicott designa como espaço potencial, que corresponde a uma região intermediária entre o mundo subjetivo e o mundo objetivamente percebido. Considera- -se a possibilidade de criação na aula de um ambiente favorável às experiências culturais como transicionais, ou seja, experiências que simultaneamente nos unem e nos separam dos outros e do mundo compartilhado.
Downloads
Referências
AB’SABER, T. “Donald Winnicott no Brasil em 2022”. Cult, 277, jan./2022.
GURFINKEL, D. “Entre o si-mesmo e o encontro com o outro”. Cult, 277, jan./2022.
PHILLIPS, A. Winnicott. Aparecida, Ideias e Letras, 2006.
WINNICOTT, D. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo, Martins Fontes, 2013.
WINNICOTT, D. Tudo começa em casa. São Paulo, Martins Fontes, 2005.
WINNICOTT, D. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre, Artmed, 1982.
WINNICOTT, D. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, Imago, 1975.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |