The sacred and the profane in the poetry of Mário de Andrade

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i72p162-183

Mots-clés :

sagrado, profano, poesia, religião

Résumé

O artigo aborda a relação entre sagrado e profano na poesia de Mário de Andrade em princípios da década de 1920. São analisados seis poemas: “Noturno”, “Jorobabel”, “XXXIII”, “XXXIII (bis) Platão”, “Carnaval carioca” e “Religião”. Para tanto, dialogamos com o conceito de “verso harmônico”, tal como exposto no manifesto vanguardista “Prefácio interessantíssimo”,  publicado no livro Pauliceia desvairada (1922). O objetivo é mostrar como o eixo sagrado-profano relaciona-se a dualidades mais gerais presentes nos versos do autor modernista, como vida e escrita,  humano e divino, linguagem e realidade, entre outros.

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Biographie de l'auteur

  • Caion Meneguello Natal, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

    Pós-doutorando no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP).

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Publiée

2019-04-17

Numéro

Rubrique

RIEB010

Comment citer

Natal, C. M. (2019). The sacred and the profane in the poetry of Mário de Andrade. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 72, 162-183. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i72p162-183