Acessibilidade e inovação: o IEB Minecraft como ferramenta para exploração de acervos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316901X.n89.2024.e10717

Palavras-chave:

Minecraft, Acesso a acervos, IEB, Jogo, Videogame

Resumo

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) concebeu um jogo de videogame no qual os participantes criam seus próprios personagens e entram no prédio da instituição para explorar de forma lúdica os acervos distribuídos entre o Arquivo, a Biblioteca e a Coleção de Artes Visuais. O objetivo do lançamento do IEB Minecraft é divulgar o Instituto para um público novo – com idade estimada de 12 a 20 anos –, já acostumado com a linguagem digital e o mundo dos games, tornando-se uma forma inovadora de colocar os jovens para acessar as coleções do IEB de forma lúdica e interativa. A seleção do acervo para o jogo engloba temas relacionados a obras e trajetórias de brasileiros de matriz africana – intelectuais, artistas, poetas –, em suas múltiplas expressões.

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Biografia do Autor

  • Pedro B. de Meneses Bolle, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

    Pedro B. de Meneses Bolle é chefe técnico da Divisão de Apoio e Divulgação do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), jornalista, analista de sistemas, jurado da Games for Change desde 2020 e idealizador do jogo IEB Minecraft.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Criação

Como Citar

Bolle, P. B. de M. . (2024). Acessibilidade e inovação: o IEB Minecraft como ferramenta para exploração de acervos. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(89), e10717. https://doi.org/10.11606/2316901X.n89.2024.e10717