Aparelho portátil para auxílio didático na ressuscitação cardiopulmonar: estudo de validação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.215844Palavras-chave:
Ressuscitação cardiopulmonar, Tecnologia em saúde, Ensino, Dispositivos vestíveisResumo
Modelo de estudo: Estudo metodológico de abordagem quantitativa. Objetivo: Descrever o processo de validação do aparelho portátil de auxílio didático para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) voltado ao processo ensino-aprendizagem de profissionais de saúde. Método: O estudo se deu no período de julho a setembro de 2020, junto a um grupo de 12 juízes experts que juízes testaram o aparelho e responderam a um questionário avaliativo no formato escala de Likert. Análise descritiva, utilizando-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Resultado: Criou-se o aparelho portátil na forma de pulseira para auxílio didático na manobra de RCP, por meio de linguagens táteis e visuais, para manutenção do ritmo e frequência durante o atendimento em primeiros socorros.Na etapa de validação, obteve-se o Coeficiente de validade de conteúdo (CVC) de 0,92, considerado satisfatório, e o Índice de validade de conteúdo (IVC) de 0,95, indicando uma ótima concordância entre os juízes experts. Conclusão: O aparelho constitui uma ferramenta de auxílio didático capaz de favorecer a manutenção do ritmo na manobra de RCP entre estudantes de saúde no cenário da parada cardiorrespiratória.
Downloads
Referências
Yan S, Gan Y, Jiang N, Wang R, Chen Y, Luo Z, et al. The global survival rate among adult out-of-hospital cardiac arrest patients who received cardiopulmonary resuscitation: a systematic review and meta-analysis. Crit Care. 2020;24(1):61.
Birkun A, Gautam A, Trunkwala F. Global prevalence of cardiopulmonary resuscitation training among the general public: a scoping review. Clin Exp Emerg Med. 2021;8(4):255-67.
Bernoche C, Timerman S, Polastri TF, Giannetti NS, Siqueira AWS, Piscopo A et al. Atualização da Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2019. Arq Bras Cardiol. 2019; 113(3):449-663.
American Heart Association (AHA). Destaques das diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association. Dallas, Texas: AHA; 2020.
Luz PK, Galindo Neto NM, Machado RS, Marques MCMP, Santos AMR, Andrade EMLR. Construção e validação de tecnologia educacional para adolescentes sobre reanimação cardíaca. Acta paul enferm. 2023;36:eAPE016932.
World Health Organization. mHealth: new horizons for health through mobile technologies: second global survey on eHealth. WHO Global Observatory for eHealth; 2011.
Mendes LOR, JolandeK EG, Pereira AL Tecnologias vestíveis e suas possibilidades nos ambientes educacionais formais e não formais. Rev. iberoam. tecnol. educ. educ. tecnol. 2020; (26):.27-34.
Shoaib M, Becker LB. A walk through the progression of resuscitation medicine. Ann N Y Acad Sci. 2022; 1507(1):23-36.
Costa RR, Medeiros SM, Coutinho VR, Mazzo A, Araújo MS. Satisfaction and self-confidence in the learning of nursing students: randomized clinical trial. Esc Anna Nery. 2020;24(1):e20190094.
Bellaguarda MLR, Knihs NS, Canever BP, Tholl AD, Alvarez AG, Teixeira GC. Simulação realística como ferramenta de ensino na comunicação de situação crítica em cuidados paliativos. Esc Anna Nery. 2020;24(3):e20190271.
Targino AN, da Silva AP, Leitão FNC, Zangirolami-Raimundo J, Echeimberg JO, Raimundo RD. Low cost simulator for cardiopulmonary unobstructed and reunion procedures in infants. J Hum Growth Dev. 2021; 31(1):93-100.
Knobel R, Menezes MO, Santos DS, Takemoto MLS. Planejamento, construção e utilização de simuladores artesanais para aprimoramento do ensino e aprendizagem de Obstetrícia. Rev. Latino-Am. Enferm. 2020; 28: e3302.
Silva JP, Pereira Junior GA, Meska MGH, Mazzo A.Construção e validação de simulador de baixo custo para capacitação de pacientes com diabetes mellitus e/ou de seus cuidadores na aplicação de insulina. Esc. Anna Nery. 2018; 22(3): e20170387.
Pasquali, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Vozes; 2003.
Teixeira E, Mota VMSS. Tecnologias educacionais em foco. São Paulo: Difusão Editora; 2011.
Alexandre NMC, ColucI, MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc Saúde Coletiva. 2011; 16(7): 3061-3068.
Laerdal Medical. Simulador Little Anne. Laerdal; 2020. Disponível em: https://www.laerdal.com/br/doc/60/Little-Anne.
Hernandez-Nieto Rafael. Contributions to statistical analysis. Mérida: Los Andes University Press; 2002.
Araújo JMM, Lopes LHB Magmusic. 2020. Disponível em: https://magmusic4.wixsite.com/magmusic/sobre.
Silveira MB, Saldanha RP, Leite JC, Silva TOF, Fillipin LI. Construction and validation of content of one instrument to assess falls in the elderly. Einstein (São Paulo). 2018; 16(2): eAO4154.
Oliveira SN, Canever BP, Silveira NIR, Fernandes SR, Martini JG, Lino MM. Simulador de baixo custo para punção venosa periférica: da confecção à avaliação. Rev enferm UERJ. 2019;27:e45.
Dornelles AE, Panozzo VM, Reis CN. Juventude latino-americana e mercado de trabalho: programas de capacitação e inserção. Rev. Katálysis. 2016; 19(1): 81-90.
Dehghani M, Kim KJ, Dangelico RM. Will smartwatches last? Factors contributing to intention to keep using smart wearable technology. Telematics and Informatics. 2018; 35( 2): 480-490.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Layra Nirelly Jácome de Araújo, Ana Paula Silva Fernandes Irber, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Eliane Santos Cavalcante, Francisco de Sales Clementino, João Mário Pessoa Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.