Aparelho portátil para auxílio didático na ressuscitação cardiopulmonar: estudo de validação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.215844

Palavras-chave:

Ressuscitação cardiopulmonar, Tecnologia em saúde, Ensino, Dispositivos vestíveis

Resumo

Modelo de estudo: Estudo metodológico de abordagem quantitativa. Objetivo: Descrever o processo de validação do aparelho portátil de auxílio didático para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) voltado ao processo ensino-aprendizagem de profissionais de saúde. Método: O estudo se deu no período de julho a setembro de 2020, junto a um grupo de 12 juízes experts que juízes testaram o aparelho e responderam a um questionário avaliativo no formato escala de Likert. Análise descritiva, utilizando-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Resultado: Criou-se o aparelho portátil na forma de pulseira para auxílio didático na manobra de RCP, por meio de linguagens táteis e visuais, para manutenção do ritmo e frequência durante o atendimento em primeiros socorros.Na etapa de validação, obteve-se o Coeficiente de validade de conteúdo (CVC) de 0,92, considerado satisfatório, e o Índice de validade de conteúdo (IVC) de 0,95, indicando uma ótima concordância entre os juízes experts. Conclusão: O aparelho constitui uma ferramenta de auxílio didático capaz de favorecer a manutenção do ritmo na manobra de RCP entre estudantes de saúde no cenário da parada cardiorrespiratória.

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Biografia do Autor

  • Layra Nirelly Jácome de Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, (RN), Brasil

    Mestre. Docente. 

  • Ana Paula Silva Fernandes Irber, Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, (RN), Brasil

    Mestre. 

  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências da Saúde. Mossoró, (RN), Brasil

    Doutora. Docente.

  • Eliane Santos Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola de Saúde, Natal, (RN), Brasil

    Doutora. Docente.

  • Francisco de Sales Clementino, Universidade Federal de Campina Grande, (PB), Brasil

    Doutor. Docente.

  • João Mário Pessoa Júnior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, (RN), Brasil

    Doutor. Docente.

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Publicado

2024-12-27

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Araújo LNJ de, Irber APSF, Nascimento EGC do, Cavalcante ES, Clementino F de S, Pessoa Júnior JM. Aparelho portátil para auxílio didático na ressuscitação cardiopulmonar: estudo de validação. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 27º de dezembro de 2024 [citado 12º de março de 2025];57(3):e-215844. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rmrp/article/view/215844