Perfil de usuários em um serviço de pronto atendimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v45i1p31-38Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde. Acesso aos Serviços de Saúde. Serviços Médicos de Emergência.Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar o perfil de usuários atendidos no pronto atendimento (PA) de umdistrito do município de Ribeirão Preto - SP. Estudo quantitativo sobre usuários que procuraram o PAentre janeiro a junho de 2009. Foram caracterizados quanto ao sexo, faixa etária, horário, dia da semanae mês de maior procura, justificativa da procura, conduta e encaminhamentos realizados. Dos 45.771atendimentos realizados, foi selecionada amostra com 330 fichas de atendimento pela técnica deamostragem aleatória. Desta amostra, 57% dos usuários eram do sexo feminino e 63,3% são usuáriosentre 20 a 50 anos. Os meses de maior procura foram março, abril e maio e 70,7% dos atendimentosocorreram durante o dia. Em 20% das justificativas tiveram o relato de dor. Em 77,2% das condutasestão a terapia medicamentosa e 26,3% a solicitação de exames. Entre as diversas justificativas paraa procura pelo PA estão as potencialidades deste serviço na forma de alta densidade tecnológica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-03-30
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Como Citar
1.
Gomide MFS, Pinto IC, Gomide DMP, Zacharias FCM. Perfil de usuários em um serviço de pronto atendimento. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 2012 [citado 12º de março de 2025];45(1):31-8. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rmrp/article/view/47569