Avaliação da eficiência dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar

Autores/as

  • Yaro Ribeiro Gandra Univesidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição
  • Maria José Pontieri Univesidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Programa CEAPE

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700004

Palabras clave:

Pré-escolares^i1^snutri, Programa CEAPE^i1^savalia

Resumen

São mostrados os resultados da avaliação da eficiência do programa CEAPE (Centro de Educação e Alimentação do Pré-Escolar), eficiência esta estimada por meio de sistema simplificado compatível com as infra-estruturas locais. A freqüência média do pré-escolar foi considerada alta, uma vez que as médias anuais de 56 Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE) em andamento, esteve acima de 85% (87,4% em 1978, 89,7% em 1979). A freqüência média das "mães" dos pré-escolares também foi tida como alta, desde que 75% das unidades alcançaram mais de 90% de participação. A merenda servida não foi padronizada uma vez que ela foi assumida espontaneamente e extra-oficialmente pelas autoridades municipais; nestas condições seu valor calórico unitário variou de acordo com os recursos locais, entre 250 e 350 calorias e a média protéica esteve em torno de 13 gramas diárias. As atividades lúdicas sociais e cognitivas foram selecionadas e distribuídas equitativamente entre as diferentes áreas do desenvolvimento infantil o que foi conseguido com a aplicação de um "Plano Rotativo de Recreação Orientada". O programa CEAPE, mesmo sendo de modesta sofisticação, conseguiu alcançar desejável nível de eficiência em sua operacionalização.

Publicado

1981-12-01

Número

Sección

nd1452718598

Cómo citar

Gandra, Y. R., & Pontieri, M. J. (1981). Avaliação da eficiência dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar . Revista De Saúde Pública, 15(supl.), 16-22. https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700004