Educação em saúde: papel e funções do especialista e do generalista

Autores/as

  • Helen P. Cleary University of Massachusetts; Medical School

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101988000100009

Palabras clave:

Educação em Saúde, Recursos humanos em saúde, Relações interprofissionais

Resumen

A Educação em Saúde é um processo no qual todo o pessoal da saúde pública e do atendimento médico estão envolvidos. As pessoas aprendem ou formalmente (experiências de aprendizagem planejadas) ou informalmente (experiências de aprendizagem não planejadas). Na medida em que o paciente, o cliente, o usuário e a comunidade esperam que o pessoal da saúde pública e o pessoal do atendimento médico os auxiliem, no que diz respeito a assuntos e a problemas da saúde, a resposta do profissional "educa" o usuário, quer o profissional tenha ou não tenha a intenção de o fazer. Portanto, cabe a todos os profissionais da saúde pública e do atendimento médico entender suas funções educativas e seu papel na Educação em Saúde. É também importante que o papel do especialista em educação esteja claro. O especialista, tanto quanto os outros especialistas, possui um profundo conhecimento na sua área técnica como, por exemplo, o processo de ensino-aprendizagem; pode trabalhar como um consultor para ampliar o potencial educativo de outros ou pode trabalhar com equipes, com comunidades ou com grupos de pacientes. É preciso que o especialista em Educação em Saúde tenha conhecimentos e competências específicos e há um conjunto de teorias de aprendizagem e de mudança social que proporcionam um esquema de referência para planejar, implementar e avaliar programas educativos. Trabalhar com pessoas para ampliar seu potencial quanto à aprendizagem e a tomar decisões informadas a respeito de assuntos relacionados à saúde/doença é o objetivo do especialista em Educação em Saúde.

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Publicado

1988-02-01

Número

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Cómo citar

Cleary, H. P. (1988). Educação em saúde: papel e funções do especialista e do generalista . Revista De Saúde Pública, 22(1), 64-72. https://doi.org/10.1590/S0034-89101988000100009