Delineamento do papel profissional dos especialistas em Educação em Saúde: uma proposta técnica

Autores/as

  • Nelly Martins Ferreira Candeias Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde
  • Alcéa Maria David Abujamra Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde
  • Isabel Maria Teixeira Bicudo Pereira Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000400008

Palabras clave:

Educação em saúde^i1^srecursos huma, Competência profissional

Resumen

Objetivou-se apreciar as responsabilidades, competências e subcompetências dos especialistas em Educação em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Brasil, e verificar se há ou não convergência na proposta da atuação técnica desses profissionais de saúde no Brasil e nos Estados Unidos. Utilizou-se, como base para as perguntas incluídas em questionários respondidos por educadores em saúde, o documento intitulado, "A Framework for the Development of Competency - based Curricula for Entry - Level Health Education". Os resultados descrevem o grau de importância atribuída às responsabilidades técnicas e à freqüência com que estas se realizam na rede de serviços estudada.

Publicado

1991-08-01

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Candeias, N. M. F., Abujamra, A. M. D., & Pereira, I. M. T. B. (1991). Delineamento do papel profissional dos especialistas em Educação em Saúde: uma proposta técnica . Revista De Saúde Pública, 25(4), 289-298. https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000400008