Aquecimento vocal e treino respiratório em professores: ensaio clínico randomizado

Autores

  • Lílian Paternostro de Pina Pereira Universidade Federal da Bahia; Departamento de Fonoaudiologia
  • Maria Lúcia Vaz Masson Universidade Federal da Bahia; Departamento de Fonoaudiologia
  • Fernando Martins Carvalho Universidade Federal da Bahia; Departamento de Medicina Preventiva e Social

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005716

Palavras-chave:

Docentes, Qualidade da Voz, Rouquidão, prevenção & controle, Exercícios Respiratórios, Saúde do Trabalhador

Resumo

OBJETIVO Comparar a efetividade de duas intervenções fonoaudiológicas, aquecimento vocal e treino respiratório, na qualidade vocal de professores.MÉTODOS Realizou-se ensaio clínico randomizado, cego ao avaliador, com delineamento em paralelo 1:1. Participaram da pesquisa 31 professores da rede estadual de ensino de Salvador, BA, entre 20 e 60 anos de idade, carga laboral mínima de 20h semanais, com ou sem alteração vocal autorreferida. Os critérios de exclusão foram: tabagismo, elevada frequência de consumo de álcool, acompanhamento fonoaudiológico simultâneo à participação no estudo, estado de infecções de trato respiratório superior, uso profissional da voz em outra atividade, distúrbios neurológicos e histórico de patologias cardiopulmonares. Os indivíduos foram alocados por randomização simples nos grupos aquecimento vocal (n = 14) e treino respiratório (n = 17). A qualidade vocal dos professores foi avaliada subjetivamente pelo Índice de Desvantagem Vocal e pela análise acústica computadorizada da voz (frequência fundamental média, jitter, shimmer, ruído e proporção glottal-to-noise excitation), realizada por fonoaudiólogos.RESULTADOS Antes das intervenções, os grupos eram semelhantes quanto às características sociodemográficas, atividade docente e qualidade vocal. As variações pré e pós-intervenção nos indicadores de autoavaliação e acústicos da voz não diferiram significantemente entre os grupos. Na comparação intragrupos, pré e pós-intervenções de seis semanas, observou-se redução significativa do Índice de Desvantagem Vocal nos participantes dos dois grupos, redução da frequência fundamental média no grupo aquecimento vocal e aumento doshimmer no grupo treino respiratório. Indivíduos do grupo aquecimento vocal referiram maior facilidade para falar e maior benefício em relação à melhoria geral da voz, comparado ao grupo treino respiratório.CONCLUSÕES Ambas intervenções foram similares quanto a seus efeitos sobre a qualidade vocal dos professores. Entretanto, cada intervenção isoladamente, em especial o aquecimento vocal, contribuiu para melhorar a qualidade vocal dos professores.REGISTRO DO ENSAIO NCT02102399, “Vocal Warm-up and Respiratory Muscle Training in Teachers”.

Publicado

2015-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pereira, L. P. de P., Masson, M. L. V., & Carvalho, F. M. (2015). Aquecimento vocal e treino respiratório em professores: ensaio clínico randomizado. Revista De Saúde Pública, 49, 67. https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005716