Atendimento odontológico regular em pré-escolares da área rural do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001686Palavras-chave:
Pré-Escolar, Serviços de Saúde Bucal, Educação em Saúde Bucal, Saúde da População RuralResumo
OBJETIVO: Avaliar se fatores relacionados à orientação prévia da mãe sobre saúde bucal dos seus filhos e a frequência escolar das crianças influenciam o atendimento odontológico regular de pré-escolares moradores da área rural de um município do Sul do Brasil. MÉTODOS: Um estudo de base populacional foi conduzido com 264 crianças menores de cinco anos e suas mães. Dados socioeconômicos e comportamentais foram coletados por meio de questionário e as crianças foram submetidas a exames de saúde bucal. O desfecho foi o uso regular de serviços odontológicos. As variáveis de exposição principais foram o atendimento infantil em creches ou escolas e orientação materna sobre a saúde bucal da criança. A análise de regressão de Poisson com ajuste robusto de variância foi utilizada para estimar as razões de prevalência e intervalos de confiança de 95%. RESULTADOS: A prevalência de uso regular foi 11,4% (IC95% 7,5–15,2). Na análise ajustada o uso regular de serviços foi associado à criança frequentar creche/escola (RP = 2,44; IC95% 1,38–4,34) e a mãe ter recebido orientação de saúde bucal (RP = 4,13; IC95% 1,77–9,61), mesmo com controle para variáveis socioeconômicas, maternas e da criança. CONCLUSÃO: Quando as mães recebem informações prévias sobre os cuidados com a saúde bucal infantil e as crianças frequentam escolas ou creches, aumenta a probabilidade de consultas odontológicas regulares em pré-escolares residentes em localidades rurais.