Análise de cartazes sobre esquistossomose elaborados por escolares

Autores

  • Fernando Lefèvre Universidade Federal do Rio de Janeiro; Centro de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101980000300010

Palavras-chave:

Esquistossomose^i1^sNordeste, Bra, Recursos audiovisuais, Educação em saúde pública

Resumo

Foi feita análise de cartazes produzidos por escolares da região nordeste do Brasil, para o II° Concurso Nacional de Cartazes sobre Esquistossomose promovido pelo Programa Especial de Controle de Esquistossomose (PECE) do Ministério da Saúde. A análise revelou 4 grandes tipos de cartazes que configuram atitudes distintas diante do problema da Esquistossomose: os cartazes que apresentavam uma atitude puramente negativa diante do problema; os que apresentavam uma atitude puramente positiva; os mistos (combinação dos 2 primeiros tipos), divididos em 2 sub-tipos, que apresentavam: o primeiro, o comportamento indesejado e uma alternativa para este comportamento e o segundo, os elementos do problema sem os relacionar em forma alternativa; e os que apresentavam explicações didáticas ou técnicas sobre esquistossomose. Concluiu-se que as propostas para enfrentar o problema da esquistossomose apresentadas através das mensagens educativas oficiais, refletidas nos cartazes dos escolares, configuraram uma estratégia de mudança radical e, a curto prazo, de comportamentos "primitivos". Sugeriu-se estratégia mais gradual que respeitasse os hábitos e valores culturais vigentes nas comunidades afetadas pela esquistossomose.

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Publicado

1980-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Lefèvre, F. (1980). Análise de cartazes sobre esquistossomose elaborados por escolares . Revista De Saúde Pública, 14(3), 396-403. https://doi.org/10.1590/S0034-89101980000300010