Diferenças transculturais nos conceitos de saúde e doença de crianças

Autores

  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas
  • Birgitte R. Mednick University of Southern California

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101997000600002

Palavras-chave:

Pesquisa, Doença, Comparação transcultural, Processo saúde-doença, Educação em saúde

Resumo

INTRODUÇÃO: Apesar de diversas pesquisas indicarem a necessidade de investigações transculturais na área de saúde, a maioria dos estudos existentes sobre o desenvolvimento de conceitos de saúde e doença em crianças e adultos foram realizados com amostras de países desenvolvidos. Assim, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de investigar o impacto das variáveis idade, série escolar, nível socioeconômico e sexo na formação dos conceitos de saúde e doença em escolares brasileiros de primeiro grau. MÉTODO: Os sujeitos foram entrevistados individualmente, num total de 96, e suas idéias sobre saúde e doença foram medidas por questões abertas. Suas respostas foram transcritas na íntegra e estudadas por análise de conteúdo. RESULTADOS: Provas de Chi-quadrado revelaram diferenças significativas nos conceitos de saúde e doença dos participantes em relação à idade, série escolar e nível socioeconômico. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Os temas empregados pela amostra para definir saúde e doença foram consistentes com os encontrados nas pesquisas provenientes de outros países. Na medida em que a idade e a série escolar aumentam, os conceitos de saúde e doença tornam-se mais diferenciados e multidimensionais. As semelhanças entre culturas na conceituação de saúde e doença mostraram-se muito mais intrigantes do que as diferenças.

Downloads

Publicado

1997-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Boruchovitch, E., & Mednick, B. R. (1997). Diferenças transculturais nos conceitos de saúde e doença de crianças . Revista De Saúde Pública, 31(5), 448-456. https://doi.org/10.1590/S0034-89101997000600002