Prevention and performance role of speech-hearing therapist from University of Valley in Cali, Colombia

Autores

  • Gustavo A. Cabrera Universidade de São Paulo
  • J. Gabriel Carrasquila Universidad del Valle

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101998000200012

Palavras-chave:

Fonoterapia^i3^srecursos huma, Prática profissional, Transtornos da comunicação

Resumo

INTRODUÇÃO: Visando a explorar a coerência do currículo de formação com a realidade do exercício, tendo como fato relevante a prática preventiva, foram inqueridos os graduados de um programa universitário em fonoaudiologia, que oferece fundamentação teórico-prática aos seus estudantes para a abordagem preventiva das desordens da comunicação humana nos usuários dos seus serviços profissionais. METODOLOGIA: Formulou-se um estudo descritivo das ações e estratégias da prevenção de desordens no exercício profissional dos formados na Universidade do Vale, em Cali, Colômbia; 45 sujeitos que cumpriram critérios de inclusão responderam, de janeiro a abril de 1995 um questionário autoministrado, com 13 perguntas formuladas e validadas segundo objetivos da pesquisa para: descrever e analisar a distribuição do grupo por campo de acupação, local de trabalho, tipo de instituição do vínculo, grupo etário e área de comunicação em que ocorre seu desempenho; abordar a origem intra ou extracurricular dos seus conhecimentos em prevenção, e a utilização-freqüência das estratégias e ações específicas da prevenção nas áreas da voz, fala, audição, linguagem e aprendizagem. RESULTADOS: Sessenta e sete por cento reconheceram o plano de estudos como fonte dos seus conhecimentos preventivos. Quarenta e sete por cento faziam uso de só uma entre nove estratégias preventivas; 29% afirmaram ter usado no máximo duas dessas estratégias opcionais de intervenção. Para o conjunto de áreas da comunicação, em média, quase o 60% de fonoaudiólogos participantes nunca incorporaram na sua prática ações preventivas. CONCLUSÃO: Revelou-se que proporção majoritária do grupo estudado não incorpora sistematicamente estratégias nem ações preventivas de desordens de comunicação da forma proposta no seu perfil de formação, nem tal como é socialmente esperado, apesar de reconhecer o role do currículo na sua fundamentação teórico-prática quanto à prevenção comunicativa. É sugerida a presença de determinantes laborais e da demanda de serviços que impedem práticas preventivas habituais.

Publicado

1998-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Cabrera, G. A., & Gabriel Carrasquila, J. (1998). Prevention and performance role of speech-hearing therapist from University of Valley in Cali, Colombia . Revista De Saúde Pública, 32(2), 178-183. https://doi.org/10.1590/S0034-89101998000200012