Nível de ruído no ambiente de trabalho do professor de educação física em aulas de ciclismo indoor

Autores

  • Alexandre Palma Universidade Federal do Rio de Janeiro; Programa de Pós-graduação em Educação Física
  • Ubirajara A de O Mattos Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Faculdade de Engenharia
  • Marcelo Nunes de Almeida Universidade Gama Filho; Departamento de Educação Física
  • Giselle Estrella Martins Coelho de Oliveira Universidade Gama Filho; Departamento de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102009000200016

Palavras-chave:

Academias de Ginástica^i1^srecursos huma, Ruído Ocupacional, Exposição Ocupacional, Saúde do Trabalhador, Estudos Transversais

Resumo

OBJETIVO: Analisar o nível de ruído no ambiente de trabalho do professor de educação física durante as aulas de ciclismo indoor e sua associação com alguns aspectos da saúde. MÉTODOS: Estudo transversal conduzido com 15 professores de educação física de diferentes academias de ginástica, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 2007. As características do processo e da organização do trabalho e as queixas de saúde relatadas pelos professores foram coletadas por meio de questionário padronizado. Para verificação dos transtornos psiquiátricos menores foi usado o SRQ-20 (Self-Report Questionnaire). As medidas de pressão sonora foram realizadas em um aparelho portátil. O nível de pressão foi medido em dB(A) no nível equivalente de energia em diferentes pontos da sala e momentos da aula. As análises estatísticas utilizadas foram a ANOVA, o qui-quadrado e a correlação de Pearson. RESULTADOS: Os níveis de pressão sonora variaram entre 74,4 dB(A) e 101,6 dB(A). Os valores médios encontrados durante as aulas foram: a) aquecimento (média= 88,45 dB(A)); b) parte principal (média= 95,86 dB(A)); e, fechamento (média= 85,12 dB(A)). O ruído de fundo apresentou o valor médio de 66,89 dB(A). Houve diferenças significativas (p<0,001) entre os valores médios de ruído de fundo e as fases da aula. O ruído não se correlacionou aos transtornos psiquiátricos menores. CONCLUSÕES: Os profissionais de educação física que trabalham com ciclismo indoor estão sujeitos a níveis elevados de pressão sonora em suas aulas. Este agente físico tem sido associado a diversos problemas de saúde e, portanto, requerer um controle mais amplo.

Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Palma, A., Mattos, U. A. de O., Almeida, M. N. de, & Oliveira, G. E. M. C. de. (2009). Nível de ruído no ambiente de trabalho do professor de educação física em aulas de ciclismo indoor . Revista De Saúde Pública, 43(2), 345-351. https://doi.org/10.1590/S0034-89102009000200016