Dimensões da qualidade na avaliação em saúde: concepções de gestores

Autores

  • Maria Lúcia Magalhães Bosi Universidade Federal do Ceará; Faculdade de Medicina; Departamento de Saúde Comunitária
  • Ricardo José Soares Pontes Universidade Federal do Ceará; Faculdade de Medicina; Departamento de Saúde Comunitária
  • Suziana Martins de Vasconcelos UFC

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000200012

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Recursos Humanos em Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Administração de Recursos Humanos, Pesquisa Qualitativa

Resumo

OBJETIVO: Compreender concepções e experiências de gestores em relação à avaliação qualitativa na atenção básica em saúde. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo qualitativo, fundamentado na vertente crítico-interpretativa, realizado em 2006 na cidade de Fortaleza, CE. A amostra teórica foi composta pelo grupo responsável pelo planejamento da atenção básica em nível estadual. Para a obtenção do material empírico, utilizou-se a técnica de grupo focal. ANÁLISE DOS RESULTADOS: Emergiram dois temas centrais: concepções de qualidade e dimensões da qualidade na práxis da avaliação em saúde, desdobrando-se em aspectos distintos. Os conceitos qualidade e avaliação qualitativa não se mostraram claramente demarcados, confundindo-se a avaliação qualitativa com a avaliação da qualidade formal. Do mesmo modo, não se reconhece a multidimensionalidade inerente à qualidade. A despeito de se revelarem nos depoimentos críticas à quantificação indevida de certas dimensões, não se observou clareza e domínio técnico quanto à abordagem a utilizar para abranger as distintas dimensões da qualidade em processos avaliativos. CONCLUSÕES: As concepções dos gestores responsáveis pelo planejamento da atenção básica, no espaço estudado, revelam um importante distanciamento das premissas da avaliação qualitativa, sobretudo aquela orientada pelo enfoque de quarta geração. Portanto, o modelo adotado por esses atores na avaliação da qualidade dos programas e serviços não contempla sua multidimensionalidade.

Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Bosi, M. L. M., Pontes, R. J. S., & Vasconcelos, S. M. de. (2010). Dimensões da qualidade na avaliação em saúde: concepções de gestores . Revista De Saúde Pública, 44(2), 318-324. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000200012