Avaliação breve de alfabetismo em saúde em português

Autores

  • Daniel Apolinario Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Rafaela de Castro Oliveira Pereira Braga Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Regina Miksian Magaldi Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Alexandre Leopold Busse Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Flavia Campora Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Sonia Brucki USP; FM; Departamento de Neurologia
  • Shoou-Yih Daniel Lee University of Michigan; School of Public Health

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000047

Palavras-chave:

Alfabetização em Saúde, Idoso, Questionários, Traduções, Estudos de Validação, Educação em Saúde, SAHLPA

Resumo

OBJETIVO: Desenvolver e validar um instrumento breve para avaliação de alfabetismo em saúde na língua portuguesa. MÉTODOS: O instrumento desenvolvido consiste de 50 itens que avaliam a capacidade do indivíduo de pronunciar e compreender termos médicos comuns. As propriedades psicométricas foram avaliadas em uma amostra de 226 idosos brasileiros. A validade de construto foi estabelecida pela correlação com o número de anos de escolaridade, relato de alfabetismo funcional e desempenho cognitivo global. A validade discriminativa foi estabelecida pela acurácia do instrumento na detecção de alfabetismo em saúde inadequado, definido como a incapacidade de compreender corretamente prescrições médicas padronizadas. RESULTADOS: As correlações com os critérios de construto apresentaram magnitude moderada a alta (coeficientes de Spearman = 0,63 a 0,76). O instrumento apresentou ainda consistência interna satisfatória (Cronbach = 0,93) e boa confiabilidade teste-reteste (coeficiente de correlação intraclasse = 0,95). A área sob a curva característica de operação do receptor para detecção de alfabetismo inadequado foi 0,82. Uma versão com 18 itens foi derivada e apresentou propriedades psicométricas similares. CONCLUSÕES: O instrumento desenvolvido apresentou boa validade e consistência em uma amostra de idosos brasileiros e pode ser utilizado em ambientes clínicos ou de pesquisa com a finalidade de detectar alfabetismo em saúde inadequado.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Apolinario, D., Braga, R. de C. O. P., Magaldi, R. M., Busse, A. L., Campora, F., Brucki, S., & Lee, S.-Y. D. (2012). Avaliação breve de alfabetismo em saúde em português. Revista De Saúde Pública, 46(4), 702-711. https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000047