Uso e Influência das Mídias Sociais no Planejamento de Viagens: um estudo quantitativo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p254-270Palavras-chave:
Mídias sociais, Planejamento de viagens, Turismo.Resumo
A expansão da internet e a ascensão das mídias digitais transformaram a comunicação interpessoal e as relações humanas e comerciais. As mídias sociais são, hoje, ferramentas populares para comunicar, compartilhar e expressar opiniões pessoais e cada vez mais se estabelecem como alternativas aos meios tradicionais no processo de planejamento e decisão de viagens, permitindo uma atualização, quase em tempo real, das informações. O objetivo geral do estudo foi medir o uso e a influência das mídias sociais durante o processo de planejamento de viagens turísticas, bem como o nível de confiança atribuído pelos turistas a essas ferramentas on-line, comparativamente a outras fontes de informação disponíveis. A metodologia aplicada foi desenvolvida a partir da adaptação da pesquisa feita anteriormente por Fotis, Buhalis e Rossides, com análises descritivas e críticas dos resultados, e se justifica pela necessidade de ampliar a observação para outros mercados a fim de conhecer as especificidades de cada grupo. A amostragem foi não probabilística, concentrada majoritariamente em residentes da cidade de Belo Horizonte, com participação voluntária on-line. Os achados demonstraram o uso frequente das mídias sociais em todas as fases do planejamento de viagens entre os respondentes, sendo essas ferramentas consideradas as fontes de informação mais confiáveis, atrás apenas dos sites oficiais de turismo e indicações de parentes e amigos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.