Comportamento do Consumidor na Economia Compartilhada no Turismo

um estudo sobre o CouchSurfing e o AirBnb

Autores

  • Luciana Alves Rodas Vera Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i3p447-467

Palavras-chave:

Economia compartilhada, Compartilhamento, Consumo colaborativo, Motivações de consumo, Turismo

Resumo

Este artigo tem o objetivo de entender as motivações das pessoas para adotarem práticas de compartilhamento e consumo colaborativo no âmbito do turismo, especificamente em duas plataformas com propostas distintas – o AirBnb e o CouchSurfing. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, empregando entrevistas em profundidade com vinte consumidores do AirBnb e do CouchSurfing, e uma análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a economia de custos, a expectativa de construção de vínculos sociais, a expectativa de experiências culturais compartilhadas, a confiança, os reviews, a utilidade e a busca por aprendizado e conhecimento foram fatores motivadores positivos para o uso das plataformas de economia compartilhada de hospedagem. O medo de sofrer algum tipo de violência ou assédio, o receio de ser inconveniente com o anfitrião e o receio de falta de privacidade emergiram das entrevistas como fatores restritivos ao consumo, sendo que tais aspectos ainda não haviam sido explorados pela literatura.

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Biografia do Autor

  • Luciana Alves Rodas Vera, Universidade Federal de Minas Gerais

    Faz pós-doutorado em Administração, na Universidade de Salvador, Salvador, Bahia, Brasil. Professora do curso de Administração na Universidade Federal da Bahia, (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

  • Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui pós-doutorado em Turismo pela Universidade do Algarve, Faro, Algarve, Portugal. Professora do curso de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

VERA, Luciana Alves Rodas; GOSLING, Marlusa de Sevilha. Comportamento do Consumidor na Economia Compartilhada no Turismo: um estudo sobre o CouchSurfing e o AirBnb. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 29, n. 3, p. 447–467, 2019. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v29i3p447-467. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rta/article/view/142890.. Acesso em: 21 nov. 2024.