Mulheres, Automóveis e Destinos Turísticos no Brasil
uma análise sobre algumas representações do feminino na publicidade da Revista Quatro Rodas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i1p151-183Palavras-chave:
Mulheres, Destinos Turísticos, Publicidade, Análise de ImagensResumo
Este artigo propõe analisar como se articulam algumas representações de mulheres, automóveis e destinos turísticos em imagens de propagandas publicitárias nas capas da revista Quatro Rodas da década de 1960. As imagens, apresentadas em seus devidos contextos socioculturais, são um convite à reflexão sobre o simbolismo e a ideologia presentes na representação do feminino. A análise de imagens proposta para esta investigação contempla a abordagem semiótica de Martine Joly (1996) e a interpretação micro-interacional proposta pelo sociólogo Erving Goffman (1991). Os resultados assinalam a presença de temáticas de uma suposta identidade feminina que reforçam e reproduzem dicotomias atribuídas aos papéis de gênero.
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