Mulheres, Automóveis e Destinos Turísticos no Brasil

uma análise sobre algumas representações do feminino na publicidade da Revista Quatro Rodas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i1p151-183

Palavras-chave:

Mulheres, Destinos Turísticos, Publicidade, Análise de Imagens

Resumo

Este artigo propõe analisar como se articulam algumas representações de mulheres, automóveis e destinos turísticos em imagens de propagandas publicitárias nas capas da revista Quatro Rodas da década de 1960. As imagens, apresentadas em seus devidos contextos socioculturais, são um convite à reflexão sobre o simbolismo e a ideologia presentes na representação do feminino. A análise de imagens proposta para esta investigação contempla a abordagem semiótica de Martine Joly (1996) e a interpretação micro-interacional proposta pelo sociólogo Erving Goffman (1991). Os resultados assinalam a presença de temáticas de uma suposta identidade feminina que reforçam e reproduzem dicotomias atribuídas aos papéis de gênero.

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Biografia do Autor

  • Gabriel de Sena Jardim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente de Turismo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Beatriz Carla Kabelac, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Bacharel em Turismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

JARDIM, Gabriel de Sena; KABELAC, Beatriz Carla. Mulheres, Automóveis e Destinos Turísticos no Brasil: uma análise sobre algumas representações do feminino na publicidade da Revista Quatro Rodas. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 30, n. 1, p. 151–183, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v30i1p151-183. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rta/article/view/146759.. Acesso em: 23 nov. 2024.