Engenharia de Cardápio
aplicação do método Smith-Kasavana em um restaurante à la carte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i1p133-158Palavras-chave:
Gestão em alimentos e bebidas, Custos, Preço de vendaResumo
Engenharia de cardápio é uma ferramenta gerencial para análise das relações entre preço de venda e popularidade dos itens componentes do cardápio, ao longo de um período de tempo, em negócios do setor de alimentação fora do lar. O propósito é melhorar o cardápio existente, quanto à rentabilidade e atratividade. Este trabalho tem o objetivo de aplicar e analisar a engenharia de cardápio em um restaurante à la carte, a fim de mostrar a importância dessa ferramenta como instrumento para apoio à decisão estratégica no setor de alimentação fora do lar. O estudo propõe utilizar a engenharia de cardápio de acordo com o protocolo de Smith-Kasavana, a fim de demonstrar a aplicabilidade desse instrumento de apoio às decisões dos gestores do setor, em especial de micro e pequenas empresas. Foi estabelecido um passo a passo para aplicação da ferramenta em uma pequena empresa e a partir da análise dos dados foram recomendadas ações estratégicas genéricas aplicáveis a estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar. Esta pesquisa contribuiu para a gestão de estabelecimentos do setor de alimentos e bebidas, demonstrando a aplicação do método, bem como os resultados que geram indicações de ações promocionais e estratégicas que irão, ao longo do tempo, proporcionar resultados melhores aos estabelecimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cássio da Luz Gularte, Jaqueline de Fátima Cardoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.